Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    4 de novembro - DIA DO OFICIAL DA RESERVA (R2)

     MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CNOR PARA O DIA DO OFICIAL R/2

    No dia 4 de novembro o Exército Brasileiro comemora o Dia do Oficial R/2.

    A data, estabelecida pelo Comandante do Exército na Portaria nº 429, de 18 de julho de 2006 em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, marca o nascimento do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva.

    Gaúcho de Porto Alegre, nascido no ano de 1891, Correia Lima era o filho mais velho do General de Divisão Gonçalo Correia Lima e de D. Ana Correia Lima. Cursou o ensino fundamental no Colégio Militar de Porto Alegre, onde foi aluno destacado. Sentou praça no Exército, como soldado, em 26 de setembro de 1907, no extinto 17º Batalhão de Infantaria. Foi declarado aspirante-a-oficial da arma de Artilharia pela Escola Militar do Realengo.

    Oficial inteligente, Correia Lima exerceu com brilhantismo inúmeras comissões de relevo no exército. Durante a Primeira Guerra Mundial participou da vigilância da costa brasileira na região do Rio Grande, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou contra os revoltosos de 1924, incorporado ao 1º Grupo de Artilharia Pesada.

    Estudioso dos mecanismos de convocação e recompletamento dos exércitos europeus envolvidos na 1ª Guerra Mundial, o Capitão Correia Lima defendeu ardorosamente a sua proposta de ver criado em nosso exército um centro de formação de oficiais da reserva. Expôs suas ideias em conferências e artigos publicados em revistas militares. Comparecia fardado aos auditórios das academias e faculdades, procurando recrutar os futuros oficiais R/2 entre os jovens representantes da elite da sociedade brasileira. Era um visionário.

    Vencendo dificuldades de toda ordem, viu seus esforços recompensados com a criação, em 22 de abril de 1927, do CPOR do Rio de Janeiro, sendo ele nomeado seu primeiro comandante. Sediado inicialmente no quartel do então 1º Grupo de Artilharia Pesada, no bairro de São Cristóvão, o CPOR do Rio de Janeiro foi o precursor do atual sistema de formação de oficiais da reserva do exército brasileiro. Infortunadamente, o Major Correia Lima foi morto aos 39 anos combatendo os revoltosos da Revolução de 1930 quando, no comando do 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, teve seu quartel atacado pelos insurretos. Em 13 de outubro de 1930 foi promovido por ato de bravura, post-mortem, ao posto de Tenente-Coronel.

    O acerto dos ideais de Correia Lima foi comprovado na Segunda Guerra Mundial quando a Força Expedicionária Brasileira incorporou 433 oficiais R/2 entre os seus 1070 oficiais subalternos. Era praticamente a metade. Dos doze oficiais combatentes tombados no cumprimento do dever, meia dúzia era R/2. Exatamente a metade. Deram à pátria o seu bem mais precioso. A nação lhes deve permanente respeito e eterna gratidão.

    O 1º Tenente R/2 de Infantaria Apollo Miguel Rezk foi o único militar brasileiro condecorado pelos Estados Unidos com a Distinguished-Service Cross, “por extraordinário heroísmo em ação, comando inspirado e persistente coragem”. Foi, também, agraciado pelo governo americano com a Silver Star e pelo governo brasileiro com quatro medalhas de guerra.

    O General Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB, assim se referiu aos oficiais R/2 que teve sob o seu comando:
    “...foram os oficiais da reserva excelentes comandantes de frações, cumprindo cabalmente suas obrigações, com êxito e capacidade profissional. Na tropa, especialmente no Comando de Pelotão, os oficiais da reserva foram excelentes chefes, bravos e decididos, tendo conquistado muitas condecorações por bravura diante do inimigo, inclusive a única “Distinguished-Service Cross”, norte-americana, com que foi galardoado um oficial brasileiro.”
    Do mesmo modo, o General Cordeiro de Farias, comandante da Artilharia Divisionária da FEB, assim se referiu sobre o desempenho dos oficiais R/2:
    “nunca soube distinguir nas minhas unidades o oficial da reserva dos profissionais, tal foi o seu comportamento na guerra”.
    No dia de hoje, dez mil oficiais da reserva, reunidos em vinte associações regionais sob a liderança do Conselho Nacional de Oficiais R/2, reafirmam sua vocação e renovam o juramento do aspirantado. Essa vocação pode ser simbolizada pelo traje verde-oliva que nos orgulhamos em vestir. Nele expressamos o sentimento de brasilidade que compõe a mais pura e digna alma brasileira. Nós, oficiais R/2, herdeiros de Correia Lima, mesclamos, numa simbiose perfeita, os valores do soldado e os ideais do cidadão. Temos a visão privilegiada dos segmentos militar e civil da sociedade brasileira. Vivenciamos a cumplicidade generosa de uma dupla ligação afetiva.

    Somos os depositários de um conjunto de valores, princípios e atributos que, característicos da profissão militar, resistem bravamente nos dias atuais. Como militares da Reserva testemunhamos que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Formadores de opinião, proclamamos que o Exército é uma das instituições que mais cultuam e preservam os valores que forjaram a nação brasileira.

    Reafirmada a nossa vocação, resta-nos renovar o juramento de defender a Pátria, ainda que com o sacrifício da própria vida. E o faremos quando desfilarmos em continência aos nossos chefes militares. Na cadência firme e no passo certo, cada um de nós estará intimamente renovando o juramento do aspirantado.

    E ao final, quando retornarmos às atividades civis, a Reserva, importante fator dissuasório na manutenção da soberania nacional, fortalecida e ainda mais atenta, estará sempre pronta para contribuir na condução do Brasil ao seu destino de pátria livre, desenvolvida e soberana.

    Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2013

    2º Ten R/2 Art Sérgio Pinto Monteiro
    Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil

    Patriotismo, União, Lealdade, Trabalho - Assim Atua a Reserva Atenta e Forte”

     
    Noticiário do Exército, de 4 de novembro de 2013, clique na imagem para ampliar



    Portaria de instituição do Dia do Oficial R/2

     
    Folha de Pernambuco, Edição desta 2ªf (04/11/2013), Caderno Cotidiano, pag 2 - Coluna Robson Sampaio

     


     

    Palestra do EME aos do Alunos CPOR/R

    Na última 6af (01/11) esteve em visita ao CPOR/R, para proferir uma palestra, o antigo aluno da Turma de 1989 Mac Amaral CARTAXO. Hoje Major do Exército, Cartaxo é Oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais de Administração, e atua na área de gestão e planejamento do Estado Maior do Exército (EME), em Brasília. A convite do atual Comandante do CPOR/R, Cel Paulo Cícero, com quem serviu no EME, o antigo aluno proferiu uma rica palestra sobre Gestão e Planejamento ao Corpo de Alunos e Instrutores do Centro.

    Antes da palestra, o Maj Cartaxo tomou parte no café da manhã com os Oficiais da OM e membros da AORE, participou da formatura matinal e percorreu as instalações do Casarão de Casa Forte, tendo recebido da AORE uma camisa e um exemplar da Revista da sua Turma. Por várias ocasiões, inclusive durante a Formatura, quando se dirigiu pela primeira vez ao Corpo de Alunos, o Maj Cartaxo não escondeu sua emoção de estar sentindo novamente, 24 anos depois, a atmosfera contagiante e positiva da nobre Escola de Fazer Heróis.

    São os antigos alunos participando e contribuindo para o aperfeiçoamento intelectual e formação dos futuros Aspirantes-a-Oficial do Exército e líderes da sociedade amanhã.


     

    Convite aos Oficiais R/2

    Comemorações 31 ANOS AORE | DIA NACIONAL DO OF R/2 | 80 ANOS CPOR/R

     

     

    III OPERAÇÃO MAJ APOLLO REZK - RECIFE
    [III ET Of R/2 - 11 e 12 Nov 2013]

    # Briefing em 07Nov (Qui) às 17h, no Auditório CPOR
    objetivos:
    1) esclarecimentos e orientações gerais;
    2) cautela de fardamento/equipamento para os que não possuírem;
    3) entrega dos pareceres cardiológicos autorizando participação no evento.
    Providenciem seus pareceres cardiológicos com antecedência!

     

    Pré-inscritos até o 04/11:

    1 Arlindo Vilar Rodrigues VILAR Eng 1967
    2 Dennis Richard Mocock DENNIS Inf 1976
    3 José Henrique Morais de Freitas FREITAS Int 1976
    4 Emanuel Antonio de Almeida Portela PORTELA MB 1978
    5 Ricardo Lopes da Silva Campos CAMPOS Eng 1980
    6 Luís Alberto Nunes NUNES Inf 1982
    7 Carlos Alberto Carneiro dos Santos Filho CARNEIRO Inf 1982
    8 Luiz Manuel Paranhos Agra AGRA Eng 1982
    9 Ulisses Peixoto Pinto Neto ULISSES Com 1982
    10 Guilherme Lima Caminha CAMINHA Eng 1982
    11 João Cid Freitas de Medeiros Jr CID Art 1983
    12 Celso Simões Silva SIMÕES Int 1988
    13 Alexandre Scanoni da Silva SCANONI Eng 1988
    14 Alberon Gomes Lisboa LISBOA Inf 1988
    15 Erasmo Cesar Pereira da Silva CESAR Com 1989
    16 Gustavo André Botêlho Silva Cavalcanti CAVALCANTI Inf 1990
    17 Ricardo Ferreira Dornelas DORNELAS Com 1990
    18 Luiz Gustavo Cavalcanti Lustosa LUSTOSA Inf 1990
    19 Alberto Guerra de Lima GUERRA Eng 1991
    20 Josenildo Vieira da Silva Junior JOSENILDO Art 1992
    21 Daniel Silva Guerra DANIEL GUERRA Art 1993
    22 Antonio Rudrigo Bezerra Gomes BEZERRA Inf 1994
    23 Leonardo Cabral Gonçalves GONÇALVES Inf 1994
    24 Bruno Timóteo Cardoso TIMÓTEO Inf 1994
    25 Rogerio de Souza Vasconcelos Jr ROGÉRIO Int 1994
    26 Renato Vasconcelos Curvelo CURVELO Com 1994
    27 Josias Barbosa Francisco JOSIAS Art 1996
    28 Valmir Leandro da Silva Filho LEANDRO Inf 1997
    29 André Soares Florencio de Miranda MIRANDA Eng 1997
    30 Pedro Frederico Telles Tavares de Lima TELLES Eng 1998
    31 George Cordeiro Firmino GEORGE Int 1998
    32 Mozart Guerra Fernandes MOZART Art 2003
    33 Cláudio Antônio de França Júnior CLAUDIO FRANÇA Art 2009




    FORMATURA DO "DIA NACIONAL DO OF R/2" & "31 ANOS AORE/RECIFE"
    06Nov (4ªf) às 8h
    Aqueles que possuírem o 3º D1 R/2 (popular Verdinho), favor comparecerem fardados para o desfile dos Of R/2.
    Aos que não possuírem o 3º D1 R/2, traje esporte.
     

    Última atualização (Ter, 05 de Novembro de 2013 04:45)

     

    100 anos Ten Vinícius de Moraes

    A AORE/Recife rende homenagem àquele que talvez tenha sido o Oficial R2 do Exército Brasileiro que alcançou o maior destaque no Brasil e no mundo, por sua atuação na vida civil. De um talento e competência invejáveis, que o tornaram imortal em sua poesia e música, o diplomata, jornalista, poeta e compositor brasileiro, o Ten R2 Inf Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes, ou apenas VINÍCUS DE MORAES, completaria no último sábado (19/10) seu centésimo aniversário.

    Formado na Tu 1933 Inf do CPOR/Rio de Janeiro, logo cedo pôde aprender e incorporar os valores da caserna, que o acompanhariam intimamente pelo resto de sua vida.
    'O Poetinha', como era chamado, tornou-se mais um grande valor dos nossos valores. Mais um grande orgulho da nossa Reserva, com o mesmo passado de formação militar que grava a história de vida de todos os legítimos herdeiros dos ideais de Correia Lima.

    Viva os 100 anos do Ten Vinícius de Moraes!

    19/10/1913 - 09/07/1980 (66 anos)

     clique nas imagens

     

     


    Última atualização (Seg, 21 de Outubro de 2013 16:29)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa