Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Ricardo Brennand visita o CPOR do Recife

    Na manhã da sexta-feira, 07 de junho de 2013, esteve em visita ao CPOR do Recife, atendendo a um convite do atual comandante, Cel Paulo Cícero, e relembrando seus tempos de formação de Oficial da Reserva, o ilustre empresário e colecionador pernambucano Ricardo Brennand.

    O Tenente R/2 de Artilharia Ricardo Brennand é autor de um belíssimo projeto pessoal que traz orgulho a todo pernambucano, e a todo brasileiro. Ele é dono de um famoso castelo em estilo medieval dentro do Recife, onde expõe uma das maiores coleções de armas brancas do mundo (dos séc. XIV a XXI) e a maior coleção privada de quadros do pintor holandês Frans Post, dentre muitas outras raridades e obras de arte desde a Idade Média, passando pelo Brasil Colônia, Brasil Holandês, até hoje. Entrar em seu Castelo* lhe dá a plena sensação de estar dentro de um dos mais requintados museus da Europa, este inserido numa imensa área verde de um antigo engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro.

    Em sua visita ao CPOR, desde o café da manhã com os Oficiais até a formatura matinal, quando foi comemorado o Dia da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro, sempre cortês, comunicativo e alegre, aquele antigo Aluno da Turma de 1947 não escondia a vibração, a satisfação e a emoção de estar novamente sentindo a atmosfera das alamedas do velho Casarão de Casa Forte. Por ocasião da formatura, fez questão de se dirigir aos atuais Alunos e lhes dizer que, do alto dos seus 86 anos de idade, jamais se esqueceu e se afastou dos valores e ensinamentos que adquiriu e incorporou quando ainda muito jovem nas fileiras militares. Disse ainda que se todo brasileiro, das mais altas classes sociais às mais desprivilegiadas, passasse pela engrandecedora experiência de aprender a ser um soldado, o Brasil seria com certeza um país bem melhor, e por isso sempre fez questão de que todos os seus descendentes cursassem o CPOR do Recife. Na família Brennand, 18 são os descendentes que já se formaram Oficiais R/2 na tradicional Escola de Fazer Heróis.

    Ainda emocionado e em êxtase com aquela manhã-militar, o Tenente R/2 Brennand dirige-se ao Coronel Paulo Cícero e se despede: "Comandante, saio maravilhado com o garbo da sua tropa..."

    Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, dentre tantos outros brasileiros, é mais um orgulho da nossa Oficialidade R/2 do Exército na sociedade.
    * Instituto Ricardo Brennand (IRB)
    passeio virtual: http://www.tourvirtualbrasil.com.br/tour_virtual_ricardo_brennand/
    vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=MrgVioNXjbQ
    descrição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Ricardo_Brennand

    Clique na imagem para abrir o álbum com todas as fotos
     


    Última atualização (Seg, 10 de Junho de 2013 17:07)

     

    Escolha da Arma - CPOR 2013

    Nesta quarta-feira, 15 de maio de 2013, aconteceu uma das mais equilibradas Escolhas das Armas da história do CPOR do Recife. Como reflexo da uniformidade de um belo trabalho desenvolvido por todos os Instrutores e Monitores no Curso Básico, até o Aluno classificado em 118/170 nenhum curso havia ainda completado suas vagas, demonstrando uma distribuição equivalente das vocações. Na classificação 169/170, dois Cursos ainda se mantinham abertos, mostrando que neste ano apenas 1 (um) Aluno não teve opções de escolha.

    A ordem final de fechamento dos Cursos foi a seguinte:
    1º INTENDÊNCIA - 30 vagas (fechando em 119/170);
    2º COMUNICAÇÕES - 20 vagas (fechando em 152/170);
    3º MATERIAL BÉLICO - 30 vagas (fechando em 155/170);
    4º INFANTARIA - 20 vagas (fechando em 161/170);
    5º ENGENHARIA - 30 vagas (fechando em 162/170);
    6º CAVALARIA - 20 vagas (fechando em 169/170);
    7º ARTILHARIA - 20 vagas.

    Clique na imagem para abrir o álbum


    Última atualização (Qua, 15 de Maio de 2013 22:18)

     

    Entrega da Boina aos Alunos

    No dia 10 de maio de 2013, o Corpo de Alunos do CPOR do Recife concluiu o acampamento do Curso Básico. Na oportunidade, foi realizada a Solenidade da Entrega da Boina. A entrega da boina no Exército Brasileiro representa a conclusão da primeira fase da instrução militar, quando o soldado está finalmente apto para integrar fraçoes de combate, após haver superado árduas semanas de instrução e de exercícios no campo. Simbolicamente a boina representa o verdadeiro 'batismo' de um militar, quando o civil de ontem é oficialmente reconhecido como combatente básico do Exército Brasileiro. No caso da formação de Oficiais, liderando as frações de combate.

    A partir do próximo dia 20 de maio os Alunos iniciarão uma fase de especialização, que dura até o final do ano de instrução. Neste Período de Formação e Aplicação, cada futuro Aspirante estará adquirindo conhecimentos específicos a um dos 7 Cursos que optarem seguir, relativos à Arma, Quadro ou Serviço que tiverem escolhido na Solenidade de Escolha das Armas, em 15 de maio deste ano.


     

    Almoço Mensal com a Reserva R/2 - Mai2013

     Almoço mensal de confraternização com a Reserva R/2 em Recife, incluindo as Comemorações do 'Dia da Vitória'

    Clique na imagem para abrir o álbum


     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa