Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    AORE/Recife faz participação inédita na Aula Inaugural do CPOR/R

    Numa ação inovadora e visionária, o atual comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, Cel Inf Paulo Cícero, cede espaço na Aula Inaugural da Turma 2013 para uma breve exposição da Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército*.

    Com a AORE ficou a incumbência de falar sobre a experiência de quem já passou por tudo o que a nova turma tem pela frente, e sobre a Reserva R/2 no Brasil e em Recife. É a primeira vez que os antigos alunos do Centro têm um espaço para, logo na abertura do ano letivo, se dirigirem aos novos alunos e seus familiares. O resultado disso foi uma Aula de abertura mais enriquecida em detalhes, orientações e esclarecimentos, com a iniciativa do Cel Paulo Cícero em trazer o futuro para mais próximo dos seus comandados.

    A AORE/Recife agradece ao novo Cmt a parceria firmada e o valioso e inédito espaço para que os Oficiais R/2 pudessem realizar uma de suas mais gratificantes ações: contribuir na formação dos futuros Aspirantes.
    *Foram dois dias de palestras: 04Fev13 apenas para familiares, e 05Fev13 específico para novos Alunos.

     


    Última atualização (Qua, 06 de Fevereiro de 2013 14:57)

     

    General-de-Exército Ésper puxa o brado do CPOR/R com seus ex-alunos, após 18 anos

    O General-de-Exército Antônio Gabriel Ésper, Cmt CPOR/R de 1992 a 1994 e recém ingresso na reserva, puxa o brado do CPOR, de sua autoria, na confraternização de 18 anos da Turma de 1994, em 23 de dezembro de 2012.

    Ao atender o convite de uma das Turmas formadas sob seu comando, proferir algumas palavras a seus antigos alunos e ouvir os agradecimentos pelo exemplo que liderança, seriedade e profissionalismo que até hoje marcam a vida daqueles homens, o Gen Ésper não poderia deixar de atender a mais outro pedido: o de puxar o brado do CPOR, assim como o fazia em todas as formaturas matinais à época de seu comando. Como se quase 20 anos não houvesse transcorrido, a mesma vibração se vê na pergunta e na resposta àquele brado.

    clique no vídeo abaixo e confira


    Nas palavras do General, ele afirmou que tinha a ciência de que o resultado do seu trabalho só seria percebido lá na frente, e ali se via muito satisfeito em olhar para aqueles rostos de tantos cidadãos íntegros e de bem e perceber que o seu esforço, e dos instrutores e monitores que o acompanharam, havia logrado o êxito desejado cumprindo uma das mais apaixonantes missões de sua carreira militar, que foi a de formar líderes-cidadãos do futuro.
    Antônio Gabriel Ésper comandou o CPOR/R entre 1992 e 1994, criando o brado do CPOR/R em 1992;
    Reabriu o Colégio Militar do Recife, comandando-o em 1994 juntamente com o CPOR/R, e criando o brado do CMR;
    Foi Adido Militar no Irã;
    Comandou a 10ª Bda Inf Mtz (Recife) de 2000 a 2002;
    Comandou o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e o Comando de Operações Terrestres (COTEr);
    Ingressou na Reserva em 2011, no mais alto posto da carreira militar;
    Hoje trabalha como Assessor direto de Estratégia e Segurança do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf (Ten R/2 formado pelo CPOR/SP).

     


    Última atualização (Qua, 06 de Fevereiro de 2013 01:41)

     

    AORE agradece ao 4º BPE o apoio no biênio 2011-2012

    Nessa quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, a AORE esteve no 4º Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE) para condecorar com a 'Medalha Heróis de Casa Forte' o Cmt daquela Organização Militar, o Coronel de Infantaria Ricardo Pereira de Araujo Bezerra.

    A justa condecoração significou o grato reconhecimento ao Cel Ricardo pelo contínuo apoio do 4º BPE às atividades da oficialidade da Reserva (R/2) e às atividades do CPOR/R na formação dos Aspirantes, durante o biênio de seu comando na Polícia do Exército.

    Em suas bem colocadas palavras, o Cel Ricardo enalteceu o nome dado à medalha, que de forma louvável faz um resgate histórico da Batalha de Casa Forte e uma homenagem àqueles brasileiros que em 1645 lutaram em defesa do Brasil contra o invasor estrangeiro. Em seguida, o Cmt ressaltou a grande importância das Associações da Reserva, como a ASSPEx (ex-integrantes de Polícia do Exército) e AORE (Oficiais R/2), não só para a manutenção do laço afetivo de ex-militares com as Forças Armadas, mas para o fomento de valores dos quais a sociedade brasileira se faz tão carente na atualidade. Ao parabenizar e incentivar o trabalho da AORE/Recife e a relevante atuação virtuosa do Oficial R/2 no segmento civil, o Cel agradeceu a honraria recebida e afirmou que em sua carreira sempre fará o possível para contribuir com os nobres objetivos das entidades da Reserva.

    Representaram a AORE/Recife seu Diretor Presidente (Ten R/2 Rogério), seu Diretor Financeiro (Ten R/2 Campos) e seu Assessor Cultural (Ten R/2  Miranda - também presidente da ASSPEx).

     


    Última atualização (Sáb, 15 de Dezembro de 2012 21:20)

     

    Último almoço de 2012

    O último almoço mensal do ano de 2012 dos Oficiais R/2 em Recife, ocorrido na última quarta-feira 12 Dez, contou com um considerável número de ex-alunos do CPOR/R com destaque mais uma vez para a presença de Turmas mais jovens, que constantemente têm trazido mais vitalidade e alegria às atividades da AORE.

    Com representantes das Turmas das décadas de 80, 90 e 2000 (1981, 1990, 1994, 1996, 2004, 2009, e, de forma expressiva, da Turma de 1998) o tradicional almoço mensal no Círculo Militar se deu da forma mais descontraída e fraternal possível, integrando Oficiais R/2 de todas as gerações inclusive com a realização de um amigo secreto entre todos os presentes. Não podemos deixar de louvar também o comparecimento sempre assíduo das valorosas Turmas das décadas de 50 e 60, pois são os principais responsáveis pelas atividades da AORE nunca terem parado nesses 30 anos de existência.

    A AORE sempre enaltece a presença das Turmas mais jovens, principalmente em eventos em dias úteis, não por achá-las mais importantes que as Turmas mais veteranas, mas por saber das dificuldades de comparecimento desses Oficiais R/2 face às suas rotinas entre compromissos profissionais e filhos ainda pequenos. Sabemos que é mais fácil para ex-alunos formados nas décadas de 50 e 60 estarem presentes, pois a maioria desses já dedicaram uma vida inteira às atividades laborais e à família e merecidamente hoje dispõem de mais tempo. Portanto, independente de cabelos brancos ou ocupações diversas, nossa missão no presente é trabalhar o ânimo dos que têm tempo e o tempo dos que têm ânimo. Para a AORE não há década ou Turma mais importante que outra, muito menos Curso. Há sim um forte ideal de fazer integrar, interagir e unir todas as Turmas e toda a oficialidade R/2 em torno de amizades sadias a convivências agradáveis, com a marcante herança verde-oliva em comum a todos.

    Além das presenças ilustres de todos os ex-alunos que compareceram, agradecemos por ter prestigiado o evento o Cmt CPOR (TC Vidal) e o Presidente do Círculo Militar do Recife (Cel R/1 Nattrodt - também Assessor Militar da AORE e antigo Cmt do Centro), além deles o Cel Álvaro e o TC Monteiro (ambos da 7ª RM/7ª DE), o TC R/1 Vilaça (antigo Cmt 1º BEC/Caicó-RN e ex-SCmt do CPOR/R) e o Ten R/1 Messias (da Associação Nacional dos Veteranos da FEB).

    Que 2013 seja um ano de muitas realizações e atividades que possam unir e integrar ainda mais os ex-alunos do CPOR do Recife em uma só família.

     

    Todas as imagens, clique aqui

    Última atualização (Sex, 14 de Dezembro de 2012 18:21)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa