Home Artigos de Ex-alunos 13 de Abril - DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

    13 de Abril - DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

    Hino Nacional Brasileiro
    leia e ouça
    ouça


    Os Símbolos Nacionais do Brasil são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

    Eis como surgiu o nosso Hino:
    O hino brasileiro nasceu ao calor das agitações populares, num dos momentos mais dramáticos de nossa História, quando a independência do Brasil vacilava em razão dos desmandos autoritários do mesmo soberano que a proclamara. Para comemorar a abdicação de D. Pedro I (1831) forçada pelo clamor dos patriotas, Francisco Manuel da Silva refez o hino (instrumental), que criara em 1822, para saudar nossa emancipação política e que se transformou num grito de rebeldia da Pátria livre contra a tutela portuguesa.
    A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.

    A música: Ao ser proclamada a República (1889), os que pretendiam apagar todos os vestígios do Velho Regime (Monarquia), pensaram logo em substituir a música de Francisco Manuel (que era de 1822 - independência), e não sossegaram enquanto não foi aberto um concurso para a escolha de um novo Hino Nacional Brasileiro. Em 1890 foi realizado então um concurso para escolha de uma música que representasse o hino, e após a execução de quatro hinos finalistas (nenhum deles o de 1822, claro), no Teatro Lírico do RJ, os julgadores deram como vencedora a música de Leopoldo Miguez. A banda repetiu o hino escolhido e, a pedido do público, foi também executado o hino de Francisco Manuel, o que iria produzir no público presente uma emoção indescritível. Confirmava-se assim, entre todos,  a impressão do Marechal Deodoro, o qual, ao ouvir pela primeira vez o hino de Miguez dissera "- Prefiro o velho "... E como não era mais possível ao Governo Provisório cancelar o concurso, ficou resolvido que este apontaria, não a música do Hino Nacional Brasileiro – que continuava sendo a de Francisco Manuel – mas o Hino da Proclamação da República. Ao Hino Nacional, então, faltaria apenas uma letra à altura.
     
    A letra: A música (melodia, acorde) de nosso hino data então de 1822, e foi composta para banda, para comemorar a independência do país, por Francisco Manuel da Silva (aos 27/28 anos de idade). Nos anos de 1880 foi atribuída uma letra para a introdução instrumental, por Américo de Moura (presidente da província do RJ), já que não havia letra oficial para a melodia. Anos depois, em 1906, é aberto um concurso para a escolha de uma letra oficial para a música de Francisco Manuel. Em 1909 sagra-se campeã aquela do poema de Joaquim Osório Duque Estrada, a qual não possuía a introdução proposta por Américo Moura. Em 1922 a letra vencedora é então oficializada por decreto e vigora até hoje. Note-se que o nosso hino nacional passou 100 anos sem uma letra oficial, tendo sido usadas várias versões não-oficiais para ‘letrar’ uma música existente e imponente, desde a independência.


    Eis como devemos nos portar:

    Durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio (a lei não determina onde os civis devem posicionar as mãos, exigindo apenas uma atitude de respeito). Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta (na época da lei era comum o uso do chapéu pelos homens) e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é proibida qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não) - note que a lei proíbe qualquer manifestação DURANTE a execução do hino, portanto o aplauso respeitoso APÓS a execução não é proibido, como muitos pensam.

    *A partir de 1 de setembro de 1971, o Hino Nacional e a Bandeira Nacional passaram a ser considerados Símbolos Nacionais, junto com as Armas Nacionais e o Selo Nacional;
    *A partir de 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo. (Lei nº 5.700, art 39, Parágrafo único)


    Eis algumas dicas para o canto:

    1) Não é 'EM teu seio mais amores', e sim 'NO teu seio mais amores';
    2) Primeiro você SONHA, depois você AMA. Então lembre-se de que primeiro você canta 'Brasil, um sonho intenso, um raio vívido' e só depois 'Brasil, de amor eterno seja símbolo'. (trechos que muitos cantam baixinho, com medo de errar);
    3) Não é 'se o teu futuro espelha essa grandeza', e sim 'e o teu futuro espelha essa grandeza'
    4) Não é 'E diga ao verde-louro desta flâmula', e sim 'E diga o verde-louro dessa flâmula'
    5) Não é 'Nem temes, quem te adora, a própria morte', e sim 'Nem teme, quem te adora, a própria morte'.
    6) Não é 'terra dourada', e sim 'terra adorada';
     

    Eis o significado dos termos usados na letra do Hino:

       * Margens plácidas - "Plácida" significa serena. Calma.
       * Ipiranga - É o riacho junto ao qual D. Pedro I teria proclamado a independência.
       * Brado retumbante - Grito forte que provoca eco.
       * Penhor - Usado de maneira metafórica(figurada). "penhor desta igualdade" é a garantia, a segurança de que haverá liberdade.
       * Imagem do Cruzeiro resplandece - O "Cruzeiro" é a constelação do Cruzeiro do Sul que resplandece (brilha) no céu.
       * Impávido colosso - "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranqüilo, calmo.
       * Mãe gentil - A "mãe gentil" é a pátria. Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como uma verdadeira mãe.
       * Fulguras - fulgurante (reluzente, brilhante).
       * Florão - "Florão" é um ornato em forma de flor usado no teto de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
       * Garrida - Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
       * Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
       * Clava forte - Clava é um grande porrete, usado no combate corpo-a-corpo. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra.



    O hino é, sem dúvida, um dos maiores símbolos de um povo. É através dele que revelamos um sentimento de amor e respeito por nossas origens. Sua letra é um pedaço da história e conhecê-la é saber um pouco mais sobre o nosso passado. O hino nacional é a nossa música. É o nosso orgulho. Ao resgatá-lo não estamos apenas valorizando nosso passado, mas, acima de tudo, contribuindo para o exercício da nossa cidadania.
     
    Aquele que se emociona ao ouvir nosso hino, verte lágrimas de orgulho em ser brasileiro.



    Rogério de Souza Vasconcelos Jr
    Oficial da Reserva do Exército Brasileiro


    Última atualização (Sáb, 22 de Junho de 2013 04:54)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira