Home Lançamento do Selo CPOR 80 ANOS

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Lançamento do Selo CPOR 80 ANOS

    A noite desta quinta-feira (29/05/2014) foi um momento dos mais significativos para a família CPOR do Recife. Numa cerimônia simples, porém tomada de saudosismo e realização afetiva, os Oficiais da Reserva, formados no mais antigo Estabelecimento de Ensino Militar de Pernambuco, puderam presentear sua velha casa de formação com o Selo Postal Personalizado "Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife - 80 Anos Formando Líderes".

    A solenidade, ocorrida no Auditório Heróis de Casa Forte, prestou homenagem também à primeira Turma a cursar o Centro (1934-1936). Foram 15 os alunos pioneiros, que em 05 de abril de 1934 iniciavam o Curso de Infantaria no recém-criado CPOR do Recife. Representando os já falecidos Tenente Jayme da Fonte, Tenente Alderico Cysneiros e Tenente Uraquitan Bezerra, formados nesta primeira Turma, seus filhos, José Meira da Fonte, Amílcar Cysneiros e Ricardo Bezerra, compuseram o rol das autoridades que procederam ao ato oficial de lançamento nacional do Selo. Todo o protocolo foi conduzido e homologado pelo Diretor dos Correios, e a peça assinada e carimbada pelas autoridades passou a fazer parte do acervo filatélico da empresa, e exposta para visitação pública no Centro Cultural dos Correios Recife, localizado no Recife Antigo.

    Dentre os antigos alunos de várias gerações que marcaram valiosa presença, registramos alguns ilustres como o Desembargador Macedo Malta (Intendência/58), ex-Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Desembargador Eurico Correia Filho (Artilharia/66), e o Teatrólogo Reinaldo de Oliveira (Infantaria/51), autor da letra da canção do CPOR/R. A maior autoridade militar a prestigiar a cerimônia foi o General Antônio Carlos DE SOUZA, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e antigo comandante do CPOR (2011-2012). Vários comandantes de Organizações Militares do Recife/Olinda/Jaboatão estiveram presentes, além dos Alunos da Turma de 2014 do Centro. O Presidente da Fundação Gilberto Freyre e antigo aluno (Artilharia/92), Gilberto Freyre Neto; o Presidente do Círculo Militar do Recife e antigo comandante do Centro (2009-2010), Coronel Roberto Carlos NATTRODT Barros; e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Regional PE, Rigoberto Jr, foram outras autoridades que enalteceram o evento.

    A noite contou também com a exposição filatélica "Exército Brasileiro no Selo Postal", do colecionador e também antigo aluno (Engenharia/60) Adilson Castello Branco, e com um belíssimo coquetel de confraternização oferecido pelo Coronel Paulo Cícero, comandante do Centro.

    Esta é mais uma realização da Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército - Regional Recife, em valorização aos Oficiais R/2 e à nobre 'Escola de Fazer Heróis' (como fala a canção do CPOR/R). Só com a ajuda e a contribuição assídua dos associados é que se pode ir tão longe e concretizar tantos objetivos. Foram esses associados que permitiram à AORE proporcionar um presente desta magnitude ao nosso CPOR, e escrever mais uma página de sucesso em nome do Oficial R/2. Seja um associado contribuinte, e dê forças e munição para que a missão continue.

    Cartelas do selo estarão disponíveis à venda na Seção de Comunicação Social do CPOR/R, ou nos eventos da AORE/Recife.

    clique na imagem para ver o álbum


    Última atualização (Sex, 30 de Maio de 2014 17:36)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa