Home AORE nos 70 anos do fim da 2ªGM, em Amsterdã e Recife

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    AORE nos 70 anos do fim da 2ªGM, em Amsterdã e Recife

    70 anos do fim da 2º Guerra Mundial. No Brasil reverenciamos particularmente os 70 anos de participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) neste grande conflito. Em todos os países envolvidos da Europa as cerimônias se multiplicam em reverência também a seus povos que lutaram em defesa dos ideais de liberdade e democracia naquele momento histórico.

    O Presidente da AORE/Recife, que passava por Amsterdã-HOL, fez questão de participar da tradicional cerimônia do 'Remembrance Day' (Dia da Lembrança), com seu uniforme de oficial da reserva (todos os oficiais da reserva holandeses também participam a carater) e exaltando a sagrada bandeira do Brasil em seu ombro. A cerimônia acontece anualmente no dia 04 de maio, na Praça Dam, em frente ao Palácio Real no centro de Amsterdã. Cem mil pessoas se reúnem e às 20h prestam 2 min de silêncio em homenagem aos holandeses mortos na 2ªGM, quando só o badalo compassado de um grande sino se ouve. O Rei e a Rainha da Holanda descem do palácio e atravessam a praça para depositarem coroa de flores no Monumento Nacional às Vítimas da 2ª Guerra. Em seguida, toda a população deposita suas flores aos civis e militares holandeses mortos no combate. O carinho e apreço da Holanda com o povo e as tropas brasileiras pôde se perceber em alguns momentos. Foram inúmeros os habitantes locais que reconheciam nossa bandeira no uniforme do Presidente da AORE e falavam vibrando "Brasil", pedindo para tirar fotos, e abrindo passagem em sinal de respeito. "Senti um orgulho imenso naquele momento por ser reconhecido como brasileiro e tão respeitado por nossa bandeira e nosso exército num ambiente cívico-militar de um país tão distante de nós".

    Em Recife, a cerimônia em homenagem aos nossos brasileiros envolvidos no conflito e ao Dia da Vitória (fim da guerra), ocorreu em 08 de maio, no Parque 13 de Maio. Neste parque da região central da cidade está o 'Monumento aos Pernambucanos Mortos na Segunda Guerra Mundial (MPMSGM)'. O Comando Militar do Nordeste realizou uma belíssima solenidade com a presença de veteranos sobreviventes e em reverência aos mortos listados em uma grande lápide afixada no monumento. Representando o Poder Legislativo esteve o Deputado Estadual Ricardo Costa. Não houve representações dos Poderes Executivo e Judiciário locais. A AORE/Recife, entre outras entidades e cidadãos, foi agraciada com um Diploma do Comandante do Exército Brasileiro, por suas contribuições às comemorações dos 70 anos da participação da FEB na 2ª Guerra Mundial.

    clique na imagem para abrir o álbum


    Última atualização (Seg, 11 de Maio de 2015 18:04)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa