Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    AORE/Recife promove palestra sobre educação financeira, em parceria com a Aurus Investimentos

     

    Nesta quarta-feira 30/03/2011 às 20h, a AORE/Recife promove, para todos os Oficiais R/2 e seus convidados, uma palestra esclarecedora e profissional sobre investimentos e finanças pessoais. Esclarecer e trazer conhecimentos sobre o mercado de renda fixa e o mercado de renda variável (bolsa de valores) serão objetivos da apresentação.
    A palestra será proferida pela Aurus Investimentos, em parceira com a AORE/Recife.
    Gratuita!
    20h
    Auditório do CPOR/R


    Última atualização (Ter, 29 de Março de 2011 18:59)

     

    DIA ESCOLA CÍVICA - Uma ação cívico-sócio-ambiental da AORE/Recife

    O Planejamento 2011 da AORE/Recife começa a sair do papel. Inauguramos nessa sexta-feira 11 Fev 2011 o DIA ESCOLA CÍVICA.

    O Dia Escola Cívica consiste num projeto cívico-sócio-ambiental em que a AORE visita, na primeira sexta-feira de cada mês, uma escola (pública ou privada) e realiza com todos os alunos o hasteamento da Bandeira Nacional com o canto do Hino Nacional. No evento, os Of R/2 presentes falam sobre a importância do respeito a esses Símbolos Nacionais, distribuem a letra do hino, falam sobre erros que normalmente se cometem no canto, sobre a postura devida durante a execução, entre outros aspectos; também é distribuída a letra do Hino de Pernambuco. Após o hasteamento, a AORE doa uma muda de uma árvore frutífera para ser plantada no terreno da escola. A AORE/Recife acredita que desenvolver nos brasileiros, pricipalmente em idade de formação, o sentimento de nacionalidade, civismo, amor à pátria e respeito ao meio ambiente, dentre outros valores, é fundamental para a construção uma nação digna, ética, justa, próspera e soberana.

    Realizamos este primeiro Dia Escola Cívica no Colégio Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela, e tivemos a valiosíssima participação do Ten R/2 Aroldo, oriundo da Turma de 1995 de Infantaria do NPOR/1º BIS - Manaus, que, hoje residente em Recife, filiou-se à nossa Associação e contribui assiduamente para a realizações dos nossos ideiais.

    O Ten R/2 Aroldo é responsável pela PREPARA Cursos Profissionalizantes nos estados de PE/AL/PB e esteve presente conosco ao evento, trajando o uniforme de Of R/2 (popular 'verdinho'). Após as atividades cívicas, junto com o gerente comercial da PREPARA, ele sorteou 04 cursos MEU SUCESSO PROFISSIONAL entre os alunos da turma de oitava série, e ofereceu 05 desses cursos para a que a diretoria do colégio premiasse os professores mais assíduos e pontuais. Além disso, a Escola PREPARA promoveu um Concurso Cultural, deixando 110 redações para serem feitas com os alunos sobre o tema: Por um Mundo Sustentável – A Relação do Homem com o Meio Ambiente. As melhores redações estarão concorrendo semanalmente a 01 Playstation 2. Por fim, 1.000 cupons foram deixados para que fosse sorteado um aparelho celular entre os alunos.

    A AORE doou ainda uma aceroleira para ser plantada no terreno da escola.

    Este foi o primeiro de muitos Dias Escola Cívica que virão. Além de uma injeção de patriotismo, civismo e ambientalismo, uma contribuição para a Educação no Brasil.

    Ao Ten Aroldo Leda nossos agradecimentos por se associar aos Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte em torno de tão nobres ideais. Que a sua atitude sirva de exemplo!


    Pátria! Brasil!

     

      

    VEJA AS FOTOS NO NOSSO ÁLBUM. Clique aqui


    Última atualização (Dom, 27 de Março de 2011 02:05)

     

    08/02/2011 – General Salvador participa de aula inaugural no CPOR/R

    do portal do CMNE
    General Salvador, Comandante Militar do Nordeste, proferiu palestra nesta terça-feira, dia 08 de fevereiro, para 170 jovens, os futuros oficiais da reserva ativa, em aula inaugural do Curso de Formação do Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva do Recife. Com o tema “O Exército Brasileiro e a importância do Oficial R/2” o Comandante deu as boas-vindas aos novos alunos, explicou em linhas gerais a Missão do Exército, do CMNE , seus princípios e valores, exemplificando ainda a abrangência de atuação do Oficial R/2 dentro da instituição.

    O Comandante do CMNE destacou os feitos de grandes militares da Força Terrestre que foram Oficiais R/2, como o Tenente Apollo Herói da Força Expedicionária Brasileira, que em virtude de sua destacada ação na Batalha de La Serra, recebeu do Governo dos Estados Unidos a Medalha "Cruz de Serviços Notáveis", considerada uma das mais importantes condecorações americanas. Outro assunto abordado foi a ampliação das vagas para formação de Oficiais da Reserva, a exemplo da criação do Curso de cavalaria naquele Centro.

    Na oportunidade, o General Salvador apresentou o Tenente Cassundé, presidente da Associação dos Ex-alunos do CPOR-R, elogiando a Associação pela sua participação ativa nas atividades e na prospecção dos Tenentes R/2 na sociedade pernambucana. Estiveram presentes na ocasião: o General Ananias, Comandante da 7ª Região Militar – 7ª Divisão de Exército, General Gomes de Mattos, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Linhares, Chefe do Estado-Maior do CMNE, além de comandantes de Organizações Militares e convidados.

    Finalizando a atividade, o Comandante do CPOR, Coronel De Souza, anfitrião do evento, solicitou ao instrutor mais moderno do Curso de Infantaria, que realizasse os cumprimentos em nome dos alunos recém incorporados e procedesse a entrega de um Diploma de agradecimento.

    http://www.cmne.eb.mil.br/noticiascmne/2011_aul_cpor.html

      participação de ex-integrantes do CPOR/R particação de ex-integrantes do CPOR/R

    Palavras de Oficial da Reserva aos recém incorporados

    Histórico e heroísmo do Oficial R/2 na II Guerra Mundial

    Quantitativo de Oficiais R/2 que atuaram na Itália

     


    Última atualização (Qua, 09 de Fevereiro de 2011 15:57)

     

    2011 - Um ano de mais crescimento

    Olá, nobres Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte!
    Em tempo, a AORE/Recife deseja a todos vocês um 2011 repleto de momentos felizes.

    Com a sua ajuda e presença cada vez mais constantes, a partir de 2009 conseguimos entrar numa fase ascendente e de grandes conquistas. A atual gestão da AORE, com o apoio imprescindível do CPOR, vem colocando o ex-aluno como o foco de todas as ações e atenções, e o ex-aluno tem respondido à altura pois tem encontrado na Associação o ponto de apoio e valorização tão esperado; talvez seja esse o segredo de tanto sucesso. Somos uma equipe de diretores, composta por ex-alunos de diversas turmas, que tem trabalhado firme, voluntariosamente e gratuitamente, apenas pela satisfação de vermos fortalecidos nossos (de todos nós) laços afetivos com o CPOR do Recife e o Exército Brasileiro, pois o que nos une é uma fase inesquecível e importantíssima de nossas vidas, responsável por muito do que somos hoje como homens e cidadãos brasileiros.

    Mas não para por aí. Precisamos de você para continuarmos crescendo juntos e comemorando juntos os êxitos de nossas vitórias. Sem a sua presença e a sua força nosso trabalho será em vão, pois é por você que estamos nessa 'guerra'. Neste ano que se inicia estamos com um planejamento repleto de atividades em conjunto com o CPOR, e queremos ver cada vez mais a sua participação assídua para que esse planejamento tenha sentido e seja viável. Dentre os eventos em nossa pauta para 2011 estão:

    - o V Novo Encontro dos Ex-alunos (previsão: abril);
    - o 2º Exercício no Terreno dos Ex-alunos (previsão: maio);
    - Competição de Tiro entre os Ex-alunos (previsão: junho);
    - Semana Intelectual Heróis de Casa Forte - uma semana de palestras à noite, por personalidades renomadas em Recife e no país sobre diversos temas relevantes (previsão: julho);
    - Grande desfile cívico-militar do corpo de Oficiais R/2 e Ex-alunos do CPOR/R (07 setembro);
    - o 13º Encontro Nacional dos Oficiais R/2 do Brasil, que este ano ocorrerá em Maceió-AL (17 a 23 outubro);
    - o VI Novo Encontro dos Ex-alunos (previsão: novembro);
    - Confraternização de fim de ano dos Ex-alunos (previsão: dezembro).

    Além dessas atividades, teremos nossos almoços mensais e mais uma novidade: o Dia Escola Cívica, quando numa sexta-feira de cada mês iremos a uma escola (pública ou privada), distribuiremos a letra do hino nacional e executaremos o hasteamento do pavilhão nacional acompanhado pelo hino cantado, e, ao final, presentearemos a escola com a bandeira nacional (caso não possua).

    Mas, para que todas essas metas e previsões possam se tornar realidade, reafirmamos que precisamos da sua força conosco. Iremos operacionalizar a cobrança de anuidade via boleto bancário para facilitar a adimplência, passaremos a confeccionar a nova carteira do associado, ampliaremos nossos convênios e parcerias para oferecer mais descontos em diversos estabelecimentos, trabalharemos firme em ações para a (re)colocação do ex-aluno do mercado de trabalho, e começaremos a priorizar a figura do 'associados em dia'. Tudo para que o resultado de nossa associação seja uma entidade verdadeiramente atuante, representativa e eficaz para todos nós.

    Incorpore-se nessa tropa. Participe desse crescimento. Juntos seremos bem mais fortes e conseguiremos ir bem mais longe!
    Saudações e um grande 2011 a todos.
    Brasil acima de tudo!

    Diretoria Executiva

    Última atualização (Qua, 19 de Janeiro de 2011 11:46)

     

    Conselho Nacional convoca R2 do Brasil para apoio às vítimas das enchentes do RJ

     CONVOCAÇÃO
    Diante da dimensão da catástrofe que se abateu sobre várias regiões do país e solidário com a população atingida pela tragédia ocasionada pelas recentes chuvas, o Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil:
              APELA
    Às autoridades federais, estaduais e municipais para que se mobilizem com todos os recursos disponíveis, a exemplo da ajuda habitualmente concedida pelo nosso governo a outros povos já vitimados por grandes sinistros. Os nossos compatriotas, em especial aqueles que sofrem diretamente as conseqüências da inclemência da natureza - muitas vezes potencializada pela inércia e descaso de maus administradores - esperam dos governantes uma resposta rápida e eficaz face à situação de calamidade pública instalada nas áreas atingidas; e
            CONVOCA
    Os Oficiais R/2 em geral, principalmente aqueles integrantes das dezessete Associações filiadas ao CNOR, para que participem de um mutirão de apoio e solidariedade às vítimas dos temporais em todo o país. Para essa missão recomendamos aos companheiros:
    1 - A participação direta nas ações gerais de socorro à população civil. Oficiais R/2 médicos, dentistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e veterinários podem se apresentar como voluntários nos diferentes organismos de Defesa Civil. Da mesma forma, poderão colaborar os assistentes sociais e especialistas em Resgate, como também os engenheiros civis, arquitetos, geólogos, meteorologistas e rádio amadores;
    2 - A doação de alimentos não perecíveis, de preferência prontos, como enlatados, biscoitos, etc. Também serão úteis peças de vestuário, água mineral, medicamentos, material de higiene corporal e outros itens divulgados pela imprensa. Tais doações poderão ser entregues diretamente nos postos de coleta anunciados na mídia;
    3 - A doação de sangue, pelos cidadãos com idade entre 18 e 65 anos, nos hospitais e postos de coleta;
    4 - A realização de atos religiosos em benefício dos atingidos pelo infortúnio; e
    5 - A manutenção de um permanente estado de alerta, diante da possibilidade de novas ocorrências semelhantes, uma vez que estamos no início da temporada de chuvas, especialmente na região sudeste.
    RESERVA ATENTA E FORTE!
    Rio de Janeiro, 13 de janeiro de 2011
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR
     
    CONVOCAÇÃO - Nº 2
    1 - O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil agradece o apoio recebido da Oficialidade R/2, que rapidamente se mobilizou em atendimento à CONVOCAÇÃO expedida pelo CNOR dia 13 de janeiro, logo após o início das chuvas que atingiram a região serrana do Rio. Voluntários e doações marcaram a presença dos Oficiais R/2 desde os primeiros momentos da tragédia.
    2 - Dando continuidade às nossas ações humanitárias, estamos planejando realizar uma jornada a um dos municípios atingidos no próximo sábado, dia 22. O local exato será definido sexta-feira, dia 21, véspera da operação.
    3 - Estamos convidando os Oficiais R/2 que puderem dispor de um veículo com tração nas quatro rodas (4X4) a participar de um comboio que partirá do CPOR/RJ às 07:30 do sábado, dia 22. O retorno está previsto para o final da tarde. Por razões de segurança, do referido comboio somente poderão participar viaturas 4x4, sem a presença de familiares. Os companheiros que puderem conseguir tais veículos deverão entrar em contato conosco (urgente) pelos telefones (21)2560-6584, (21)2564-3276 ou (21)8187-1558.  
    4 - Contaremos mais uma vez com o apoio do CVMARJ, através do Ten Capella, que nos cederá duas viaturas, sendo que uma delas deverá ser um caminhão militar Engesa Diesel que transportará as nossas doações.
    5 - Para o cumprimento de mais esta missão dependemos fundamentalmente do seu apoio. Estamos, pois, solicitando a ajuda de todos os Oficiais R/2, fazendo chegar até sexta-feira à sede do CNOR e da AORE/RJ as doações que irão abastecer as nossas viaturas, diariamente das 09:00 às 17:00, inclusive no feriado do dia 20. No momento estamos priorizando água mineral, material de higiene corporal, produtos de limpeza, velas e alimentos não perecíveis. Também serão bem vindas rações caninas.
    6 - Certos de que a Reserva Atenta e Forte, mais uma vez irá demonstrar que a união é um dos nossos melhores princípios, aguardamos sua participação e visita.
    Fraternalmente,
    Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 2011
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR
     

    Última atualização (Ter, 18 de Janeiro de 2011 02:28)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira