Home A Associação

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Associação dos Oficiais da Reserva do Exército - AORE/Recife

    Apresentação

    A Associação dos Oficiais da Reserva do Exército - AORE/Recife foi fundada em 28 de outubro de 1982 com o nome de Associação dos Ex-Alunos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, e tem a finalidade de incentivar e organizar o congraçamento e a união entre os Oficiais da Reserva, formados anualmente, desde 1936, pelo CPOR da capital pernambucana, e demais Oficiais da Reserva não remunerada da linha técnica e de saúde. Mais que um órgão de formação militar de elite do Exército Brasileiro, o CPOR constitui-se hoje numa grande escola de líderes e cidadãos para a juventude universitária brasileira, contribuindo assim sobremaneira para o progresso do nosso país.

    Hoje, com um universo de mais de 11.000 homens, os ex-alunos do CPOR do Recife constituem um grupo seleto e privilegiado do segmento civil da sociedade, com a vivência e a experiência do meio militar. São governantes, parlamentares, magistrados, advogados, empresários, educadores, servidores públicos, dentre tantos outros profissionais que fazem o dia-a-dia desta cidade, e que, não raramente, adquirem projeção e destaque regional, nacional e até internacional, por sua atuação ilibada na vida civil. Verdadeiros líderes civis com a missão de manter o  Brasil em seu destino de pátria livre, justa, solidária, desenvolvida e soberana; a reserva atenta e forte do nosso Exército.

    Conhecidos como “Oficiais Temporários” quando ainda nas fileiras militares, estes homens dão exemplo de sua competência e, graças a excelência de sua formação no CPOR, contribuem de forma ímpar para a manutenção, desenvolvimento e recompletamento da Força Terrestre. Fatos memoráveis da história do país, que tiveram a participação ativa destes Oficiais, como a campanha da FEB na 2ª Guerra Mundial, e, mais recentemente, as Forças de Paz da ONU no exterior, deram e dão provas da abnegação e coragem destes pernambucanos e mostras do seu preparo profissional em prol dos valores maiores da humanidade.

    Ex-alunos do CPOR do Recife, legítimos herdeiros dos heróis da Batalha de Casa Forte, que aprendestes a defender a pátria e a conduzir homens, uni-vos! E ides ser A VOZ CIVIL DO EXÉRCITO NA SOCIEDADE!

    Brasil acima de tudo.




     

     

    Há coisas na vida que foram feitas mais para serem sentidas do que explicadas.
    Por exemplo: ser soldado.
    Pode-se perguntar:
    "Que tipo de estímulo o leva a entregar-se aos sacrifícios sem a contrapartida de maior recompensa senão sentir-se realizado com a missão bem cumprida?"
    Ou então:
    "Que o leva a saltar de paraquedas, escalar montanhas, embrenhar-se na selva e na caatinga, cruzar os pantanais, vadear os rios e atravessar os pampas, indo a toda parte que a Pátria lhe ordenar, sem reclamar de nada?"
    Impossível responder. Afinal, ser soldado é um estado de espírito.
    "...Vale a pena ser soldado!
    Vale a pena ser do Exército Brasileiro!" E ninguém tente entender! Melhor apenas sentir..."

    Valores, Deveres e Ética Militares (VM 10)


    Última atualização (Dom, 15 de Novembro de 2015 00:54)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira