Home Ex-alunos destaques

    Ex-alunos destaques

    EX-ALUNOS DO CPOR DO RECIFE, COM DESTAQUE NA SOCIEDADE

    (rol não restrito)
    Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes – Intendência 70 / Desembargador, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-presidente do TJPE (2008).
    José Antônio Macêdo Malta – Intendência 58 / Desembargador, ex-presidente do TJPE (2004-2005), aposentado.
    Fausto Valença de Freitas – Intendência 58 / Desembargador, ex-presidente do TJPE (2006-2007), aposentado.


    Cândido José da Fonte Saraiva de Moraes – Intendência 72 / Desembargador do TJPE (2ª Câmara Cível).
    Eurico de Barros Correia Filho – Artilharia 66 / Desembargador do TJPE (4ª Câmara Cível), professor de Administração Judiciária na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco.


    João Bosco Gouveia de Melo
    – Infantaria 62 / Desembargador do TJPE (7ª Câmara Cível), aposentado.
    Armando Monteiro Filho – Artilharia 47 / ex-Mininstro da Agricultura do governo João Goulart, empresário pernambucano (presidente do extinto Banco Mercantil, presidente da Noraço S.A. e Diretor da Folha de Pernambuco).
    Newton Gibson – Artilharia 53 / Presidente da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga [ABTC], Vice-Presidente da Confederação Nacional de Transportes [CNT] e Presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste [FETRACAN] – Recebeu o Diploma “Estímulo ao Exemplo” em 30 Jul 2009.
    Fernando Menezes – Intendência 59 / Jornalista e escritor de renome em Pernambuco - colunista esportivo (Jornal do Commercio), é autor de diversos livros e também já foi professor universitário.
    Gabriel Bacelar – Engenharia 61 / Presidente da Gabriel Bacelar Construções.
    Roberto Magalhães – Artilharia 54 / Advogado e Deputado Federal pelo DEM, ex-Governador de Pernambuco, ex-Prefeito do Recife - Recebeu medalha “Herois de Casa Forte” em 04 Abr 2008.
    Ricardo Brennand – Artilharia 47 / Empresário e colecionador brasileiro, dono de um castelo onde expõe uma das maiores coleções de armas brancas do mundo - mais 3 mil peças - e a maior coleção privada do mundo do pintor holandês Frans Post.
    Cornélio Brennand - Artilharia 74 / Presidente da Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP)
    Alberto Feitosa  – Engenharia 81 / Deputado Estadual pelo PR - Recebeu medalha “Herois de Casa Forte” em 14 Nov 2008  http://www.cmne.eb.mil.br/aspar/noticia_completa.php?id=135
    Cussy de Almeida Neto – Infantaria 57 / Violinista, compositor e regente brasileiro – 1º Regente da Orquestra Criança Cidadã (projeto social brasileiro que atua no resgate de crianças e adolescentes carentes da capital pernambucana por meio da música), autor da música da canção do CPOR do Recife - "... 1957, ano em que fui laureado vencedor do 1º Concurso para Jovens solistas da Sinfônica, foi também quando terminei o curso de oficial da reserva pelo CPOR. Ali aprendi o sentimento de cidadania e a arte da disciplina, fator determinante para o sucesso na carreira artística." [in memoriam]


    Nilson Galvão Jr - Artilharia 00 / Regente da Orquestra Criança Cidadã (projeto social brasileiro que atua no resgate de crianças e adolescentes carentes da capital pernambucana por meio da música) - em 31 Out 2014 esteve no Vaticano para uma apresentação particular da Orquestra Criança Cidadã ao Papa Francisco.
    Roberto Freire – Infantaria 63 / Advogado e Deputado Federal pelo PPS, ex-Senador
    Inocêncio Oliveira – Saúde 59 / Médico e Deputado Federal pelo PR
    Carlos Gueiros – Artilharia 62 / Empresário do setor de transportes e Vereador do Recife pelo PTB
    Thiago Arraes de Alencar Norões – Infantaria 87 / ex-Procurador Geral do Estado de Pernambuco.
    Gilvan Cavalcanti da Silva – Infantaria 76 / Delegado de polícia e Vereador do Recife pelo PMN.
    Celso Muniz de Araújo – Artilharia 56 / Construtor e Incorporador, presidente do Grupo CM [Shopping Boa Vista, Imobiliária CM, Construtora Muniz de Araújo,  Cojac - empreiteira de obras viárias, estradas e pontes , Executive Trade Center (ETC), Fazenda Várzea Alegre no Município de Barra de Guabiraba-PE(pecuária bovina), Fazenda Pitombas no município de São Sebastião do Umbuzeiro-PB (pecuária ovina e caprina)].  É também presidente da Associação Comercial de Pernambuco –ACP.
    Amaro Henrique Pessoa Lins – Engenharia 74 / ex-Reitor da UFPE, Secretário de Educação Superior do MEC - Recebeu o Diploma “Estímulo ao Exemplo” em 24 Set 2009.
    José Maurício Valladão Cavalcanti Ferreira (Zé Maurício) – Artilharia 75 / Deputado Estadual (PE) pelo PP, filho do ex-Deputado Federal Severino Cavalvanti.
    Reinaldo da Rosa Borges de Oliveira - Infantaria 51 / Autor da letra da canção do CPOR do Recife, é médico cirurgião, teatrólogo, ator, compositor, contista e escritor brasileiro. Filho de Valdemar de Oliveira e Diná Oliveira, é diretor do Teatro Valdemar de Oliveira (antigo Teatro de Amadores de Pernambuco). Recebeu a medalha "Heróis de Casa Forte" em 14 Ago 2014.

    Sebastião Vasconcelos Costa - Intendência 51 / Ator consagrado da Rede Globo de Televisão. Formado Aspirante na mesma Turma do teatrólogo Reinaldo de Oliveira - Inf/51, que herdou o Teatro de Amadores de Pernambuco de seu pai (Waldemar de Oliveira), Sebastião Vasconcelos se juntou ao companheiro de CPOR e iniciou sua carreira de ator nesta companhia de teatro criada por médicos pernambucanos. Daí pra frente foi só ascensão, indo morar no Rio de Janeiro e se consagrando por décadas na televisão e no teatro brasileiro. Morreu de uma parada cardiorrespiratória em 13 de julho de 2013. [in memoriam]
    Edson Mororó Moura - Engenharia 52 / Engenheiro químico e empreendedor pernambucano que fundou a Baterias Moura no fim dos anos 50, uma das poucas empresas de Pernambuco de referência nacional. A Baterias Moura hoje possui cinco fábricas (04 em Belo Jardim - PE e uma em Itapetininga - SP), escritórios em Jaboatão dos Guararapes - PE e São Paulo - SP, uma unidade de assistência às montadoras em Belo Horizonte - MG, e mais de 60 unidades de distribuição. [in memoriam]
    Getúlio Bezerra Santos - Infantaria 66 / Delegado de Polícia Federal, classe especial. Trabalha em Brasília, onde é lotado na DICOR - Diretoria de Combate ao Crime Organizado, tendo sido seu primeiro Diretor. Antes, foi titular da Unidade Central de Repressão a Entorpecentes. Serviu no Amazonas e Minas Gerais. Vice-Presidente da ADPF e Presidente da Fundação Brasilleira de Ciencias Policiais (FBCP), nova denominação da FunPF - Fundação da PF para Apoio a Pesquisa. Professor na Academia Nacional de Polícia Federal (ANP) da Disciplina 'Crime Organizado'. Estágio de Serviço como Oficial do Exército no 14 RI (14º BIMtz), de 1968 a 1972. Uma personalidade respeitadíssima nacionalmente no meio em que atua, tendo suas obras adotadas como cartilha até hoje na ANP. É convidado a conferir palestras pelo país e pelo mundo.
    Jayme Wanderley da Fonte - Infantaria 36 / Médico fundador do Hospital Jayme da Fonte em 1955, primeiro pronto socorro particular do norte-nordeste e segundo do Brasil. Graças aos esforços e à continuidade dos ideiais de seu fundador, o Hospital Jayme da Fonte é hoje uma referência no estado de Pernambuco, que desponta como o 2º polo médico do país. [in memoriam]
    Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque - Artilharia 65 /  Engenheiro mecânico pela UFPE (66), Doutor em economia por Sorbonne (73), integrante do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - em Washignton/EUA (73-79), professor da UNB, Senador, ex-Reitor da UNB, ex-Governador DF, ex-Ministro da Educação, ex-candidato à Presidência da República (cursou apenas o ano de 64 no CPOR, não tendo concluído em 65 por ter sido escolhido entre cem universitários brasileiros para um curso nos EUA, num programa da Associação Universitária Interamericana - a formação do aspirante à época era de 2 anos).


    Paulo Correa Nery da Fonseca - Intendência 85 / Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal.


    Wagner Tenório Fontes - Intendência 74 / Procurador Regional do Banco Central do Brasil e ex-presidente da AORE/Recife (2005-2008).
    José de Oliveira Silvestre Júnior - é Oficial R/2 mas não ex-aluno CPOR / Delegado de Polícia Civil, Chefe da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Pernambuco - Recebeu medalha "Heróis de Casa Forte" em 14 nov 2012.
    Américo da Cunha Pereira Filho - Artilharia 92 / Empresário, Presidente da FedEx do Brasil (Rapidão Cometa).
    Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho - Material Bélico 88 / Coronel Bombeiro Militar, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco. Único Oficial R/2 até hoje a atingir o mais alto cargo desta corporação.


    Miguel Vita - Infantaria 38 / Industrial. Diretor da Fábrica de Refrigerantes Fratelli Vita, fundada por seu pai Giuseppe Vita e seu tio Francesco Vita. Presidente da Federaçao da Industrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) por mais de 10 anos. Presidente do Sindicato de Bebidas de Pernambuco por quase 40 anos. Primeiro Diretor Secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Comendador pela Republica Italiana entre outros títulos. [in memoriam]


    Adalberto Freitas Ferreira
    - Artilharia 86 / Tenente-Coronel PMPE, Coordenador de Segurança Institucional da Casa Militar do Governo de Pernambuco, Interventor Estadual do Municipio de Araripina-PE (2012-2013), ex-Secretário de Defesa Civil do Recife, Coordenador de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe).


    Roberto Gomes de Melo Filho - Infantaria 87 / Tenente-Coronel PMPE, Coordenador Administrativo da Casa Militar do Governo de Pernambuco, Presidente da Federação Acadêmica Pernambucana de Esportes (FAPE).

     


    Última atualização (Sex, 16 de Janeiro de 2015 00:37)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira