Home Artigos de Ex-alunos 1º ET Ex-alunos - depoimento Ten Boanerges

    1º ET Ex-alunos - depoimento Ten Boanerges

    deBOANERGES ALVES DA COSTA NETO < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >
    para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
    data17 de maio de 2010 16:20


    Caro Cmt CPOR/R, Oficiais Instrutores e Direção da Associação!

    Terei a ousadia de falar em nome de 53 ex-alunos deste centro, tenho certeza que esta ousadia é a representação de uma só opinião expressada por 53 cabeças das mais distintas origens e das mais distintas realidades.
    Dizem que toda unanimidade é burra! Discordo!!!
    Foi unânime o sentimento de empolgação e sentimento do dever cumprido que inundou a todos que participaram do último ET promovido pela Associação dos Ex-alunos do CPOR/R nos dias 12 e 13 de maio de 2010, não só os ex-alunos, mas tenho certeza que também todos os oficiais e sargentos envolvidos na preparação e no desenvolvimento das atividades.
    Inicialmente confesso que pensei que poderíamos parecer um bando de “tontos” querendo voltar a épocas que jamais virão novamente.
    Não foi isso, contamos com a seriedade e a dedicação do Maj Vidal e do TC Monteiro que, dotados de um profissionalismo e de uma enorme capacidade de gerenciamento nos fizeram sentir novamente o sangue verde correr nas veias sem nos distanciar do lado afetivo buscado pelo evento.
    A organização das instruções, o zelo pela segurança e pela saúde dos “combatentes” já adormecidos a anos, alguns a décadas foi visível, fazendo com cada um dos participantes sentissem o esmero de cada militar na organização do evento.
    A coragem do Cmt que mesmo ciente dos riscos que enfrentou abraçou a idéia e conseguiu realizar um evento que congregou instrução, confraternização e demonstração de mobilização VOLUNTÁRIA acredito que jamais visto no CPOR/R.
    A Associação dos Ex-alunos foi brilhante, brilhante não somente pela execução, mas pela idéia, pela perseverança e ainda mais pelo poder de convencimento que exerceu sobre o comando do centro fazendo com que o Cmt e seu Estado Maior acreditassem na idéia, não é fácil “mexer” com a estrutura administrativa e operacional de um acampamento de período básico, sabemos, somente uma grande dose de entusiasmo aliado à muita boa vontade tornaram o evento possível, fazendo com que o ET dos ex-alunos ocorresse de forma paralela e sem interferir no evento principal.
    Juntar 53 homens que hoje têm famílias e profissões das mais variadas não é fácil, porém depois do que foi visto no CIMNC, tenho certeza que no próximo ano seremos não mais 53 e sim 530 reservistas no evento, tamanha foi sua repercusão.
    O pessoal de apoio do CPOR, os militares da retaguarda administrativa foram excepcionais, a exemplo do pessoal de Intendência que possibilitou que tudo corresse dentro da mais perfeita ordem enquanto nós nem lembrávamos que eles existiam, o zelo destes militares também foi visível.
    Quanto a nós reservistas, alguns passaram no exército o período do curso de formação do CPOR, outros dedicaram alguns anos de sua vida ao exército, foram 5, 6, 7 anos, alguns até mais do que isso, infantaria ou intendência, não importa, o amor ao Exército é o mesmo.
    No exército, aprendemos a valorizar cada gota d’água, cada refeição, cada momento de vida, no CIMNC perdemos o verniz dos 18 ou 19 anos que passamos em casa, pudemos ter a sorte de entender o que significa rusticidade, técnica, responsabilidade sobre a vida alheia e a nossa própria.
    Os insetos, a exaustão, o cheiro da terra e do mato, o gorjear de cada pássaro e cada curva daquele imenso campo jamais sairão de nossas memórias.
    O exercício do qual participamos, à vista de alguns que ainda se encontram no serviço ativo pode parecer algo até mesmo despropositado, mas a todos que acreditaram e que fizeram o exercício acontecer eu garanto em nome dos 53 reservistas que participaram e em nome dos inúmeros que virão, VALEU A PENA ACREDITAR.
    Como disse anteriormente, dedicamos alguma parte de nossas vidas ao exército, é bom saber que somos lembrados, é bom sabermos que somos respeitados como cidadãos e como ex-militares, que não fomos relegados a simples estatísticas.
    Valeu a pena sim, relembrar é sempre bom, um homem motivado vale por dez e esta reaproximação nos motivou, hoje valemos por 530, amanhã por 5300.
    Obrigado a todos que possibilitaram que todos nós pudéssemos novamente sentir o sangue V O pulsando nas veias, ainda que por um curtíssimo período, calçar novamente o coturno, ouvir o tilintar da fivela enquanto ajustamos o uniforme, poder novamente ostentar a farda nos deixou orgulhosos, nos fez relembrar todas as experiências vividas no exército, experiências estas que ficaram para traz somente no tempo, mas que farão sempre parte do presente em nossos corações VO.
    A possibilidade de rever pessoas de reviver momentos tão importantes não tem preço, não há distância ou obstáculo que possa nos deter, conseguimos provar que somos a voz civil do exército na sociedade do hoje e do amanhã, OBRIGADO PELO RESPEITO E PELA CONFIANÇA DEMONSTRADOS.
    PÁTRIA, BRASIL!
    1º Ten Inf/R2 BOANERGES
    CPOR/R TURMA 1993
    14 BIMZ 1995 - 2001

    Clique aqui e veja toda as fotos

     

    Última atualização (Ter, 18 de Maio de 2010 04:54)

     
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira