Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    AORE visita a 10ª Bda Inf Mtz

    Na tarde desta segunda-feira, 22/07/2013, a AORE realizou uma visita institucional de cortesia ao Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. A agradável visita oficial foi mais um encontro de amigos, visto que o General De Souza, atual comandante daquele Grande Comando, quando no comando do CPOR do Recife (2011-2012) cultivou fortes laços amizade, respeito e consideração com os Oficiais da Reserva (R/2) nesta Guarnição. Na ocasião, o general foi presenteado com a camisa RESERVA ATIVA, na cor branca.

    Salve a Brigada Francisco Barreto de Menezes!


     

    9ª Confraternização dos Oficiais R/2 de Pernambuco

    No último sábado, 29 de junho de 2013, ocorreu a 9ª Confraternização dos Oficiais da Reserva (R/2) de Pernambuco, organizada pela AORE/Recife, em parceria com o CPOR/R e com o Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário.

    O evento, considerado pelos organizadores e convidados um sucesso de público e animação e o melhor já realizado até hoje, contou com a presença de mais 200 Oficiais R/2 das Turmas de 2012 a 1957, além de antigos Comandantes e Instrutores do CPOR, que se reuniram num almoço com música ao vivo na área de lazer do lendário 'Casarão de Casa Forte'. Além de reverenciarem o DNA verde-oliva e a formação militar em comum, os antigos Alunos ainda se uniram numa campanha de doação de alimentos e água para as vítimas da maior seca do sertão nordestino, demonstrando, além de companheirismo e forte integração, comprometimento e seriedade com as coisas do Brasil.  

    Em sua fala, o Presidente da AORE louvou a atenção e o apreço que o atual Comando do Exército Brasileiro tem dispensado cada vez mais à sua Reserva, valorando a Reserva R/2 como uma importante voz civil da Força Terrestre na sociedade, pelo seu nível de formação, sua atuação nas mais diversas áreas do segmento civil, e sua amplitude em diferentes faixas etárias, já a partir dos 20 anos de idade. Ao louvar o Exército, o presidente destacou o CPOR do Recife como uma Organização Militar ícone dessa valorização e desse importante olhar para o passado, por enxergar que tão mister quanto a atividade-fim de formar líderes-cidadãos é a atividade suplementar de manutenção dos valores e atributos da área afetiva ali adquiridos. Aos Oficiais R/2, o presidente falou da importância de todos indistintamente para a AORE, independente da ocupação ou classe social em que se encontrem hoje. Já o Coronel Paulo Cícero, Comandante do CPOR, ao falar aos antigos Alunos sobre relevância de se manterem vivas as virtudes forjadas na caserna, ressaltou a sua linha de comando em cultivar a constante aproximação com todos os que possuem vínculo com aquele Centro. Encerrou suas palavras com sinceros elogios à energia, integração e vibração positiva com que todos os filhos daquela Casa se confraternizavam.

    Como destaques especiais tivemos as Turmas de 2006 e 1983, esta última comemorando seus 30 anos de formação. Ambas foram premiadas pela Associação por terem levado o maior número de integrantes ao evento.

    O ponto alto e de mais emoção da atividade deu-se após a foto-oficial, quando o Comandante do Centro, a convite do Presidente da AORE, puxou o brado do CPOR do Recife, tendo como resposta ao "Quem somos?!" o orgulho extravasado das mais de duas centenas dos 'Legítimos Herdeiros dos Heróis de Casa Forte' ali presentes.

    Clique na imagem abaixo para abrir todo o álbum. Para a FOTO OFICIAL, clique aqui

     


    Última atualização (Ter, 09 de Julho de 2013 23:17)

     

    9ª Grande confraternização da Reserva (R/2) em Recife

    Não perca mais este Grande Encontro dos Ex-Alunos do CPOR e de toda a Oficialidade R/2 em Recife

    clique para ampliar


    Última atualização (Sáb, 22 de Junho de 2013 05:44)

     

    Ricardo Brennand visita o CPOR do Recife

    Na manhã da sexta-feira, 07 de junho de 2013, esteve em visita ao CPOR do Recife, atendendo a um convite do atual comandante, Cel Paulo Cícero, e relembrando seus tempos de formação de Oficial da Reserva, o ilustre empresário e colecionador pernambucano Ricardo Brennand.

    O Tenente R/2 de Artilharia Ricardo Brennand é autor de um belíssimo projeto pessoal que traz orgulho a todo pernambucano, e a todo brasileiro. Ele é dono de um famoso castelo em estilo medieval dentro do Recife, onde expõe uma das maiores coleções de armas brancas do mundo (dos séc. XIV a XXI) e a maior coleção privada de quadros do pintor holandês Frans Post, dentre muitas outras raridades e obras de arte desde a Idade Média, passando pelo Brasil Colônia, Brasil Holandês, até hoje. Entrar em seu Castelo* lhe dá a plena sensação de estar dentro de um dos mais requintados museus da Europa, este inserido numa imensa área verde de um antigo engenho de cana-de-açúcar, no nordeste brasileiro.

    Em sua visita ao CPOR, desde o café da manhã com os Oficiais até a formatura matinal, quando foi comemorado o Dia da Arma de Artilharia do Exército Brasileiro, sempre cortês, comunicativo e alegre, aquele antigo Aluno da Turma de 1947 não escondia a vibração, a satisfação e a emoção de estar novamente sentindo a atmosfera das alamedas do velho Casarão de Casa Forte. Por ocasião da formatura, fez questão de se dirigir aos atuais Alunos e lhes dizer que, do alto dos seus 86 anos de idade, jamais se esqueceu e se afastou dos valores e ensinamentos que adquiriu e incorporou quando ainda muito jovem nas fileiras militares. Disse ainda que se todo brasileiro, das mais altas classes sociais às mais desprivilegiadas, passasse pela engrandecedora experiência de aprender a ser um soldado, o Brasil seria com certeza um país bem melhor, e por isso sempre fez questão de que todos os seus descendentes cursassem o CPOR do Recife. Na família Brennand, 18 são os descendentes que já se formaram Oficiais R/2 na tradicional Escola de Fazer Heróis.

    Ainda emocionado e em êxtase com aquela manhã-militar, o Tenente R/2 Brennand dirige-se ao Coronel Paulo Cícero e se despede: "Comandante, saio maravilhado com o garbo da sua tropa..."

    Ricardo Coimbra de Almeida Brennand, dentre tantos outros brasileiros, é mais um orgulho da nossa Oficialidade R/2 do Exército na sociedade.
    * Instituto Ricardo Brennand (IRB)
    passeio virtual: http://www.tourvirtualbrasil.com.br/tour_virtual_ricardo_brennand/
    vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=MrgVioNXjbQ
    descrição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Ricardo_Brennand

    Clique na imagem para abrir o álbum com todas as fotos
     


    Última atualização (Seg, 10 de Junho de 2013 17:07)

     

    Escolha da Arma - CPOR 2013

    Nesta quarta-feira, 15 de maio de 2013, aconteceu uma das mais equilibradas Escolhas das Armas da história do CPOR do Recife. Como reflexo da uniformidade de um belo trabalho desenvolvido por todos os Instrutores e Monitores no Curso Básico, até o Aluno classificado em 118/170 nenhum curso havia ainda completado suas vagas, demonstrando uma distribuição equivalente das vocações. Na classificação 169/170, dois Cursos ainda se mantinham abertos, mostrando que neste ano apenas 1 (um) Aluno não teve opções de escolha.

    A ordem final de fechamento dos Cursos foi a seguinte:
    1º INTENDÊNCIA - 30 vagas (fechando em 119/170);
    2º COMUNICAÇÕES - 20 vagas (fechando em 152/170);
    3º MATERIAL BÉLICO - 30 vagas (fechando em 155/170);
    4º INFANTARIA - 20 vagas (fechando em 161/170);
    5º ENGENHARIA - 30 vagas (fechando em 162/170);
    6º CAVALARIA - 20 vagas (fechando em 169/170);
    7º ARTILHARIA - 20 vagas.

    Clique na imagem para abrir o álbum


    Última atualização (Qua, 15 de Maio de 2013 22:18)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira