Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    General-de-Exército Ésper puxa o brado do CPOR/R com seus ex-alunos, após 18 anos

    O General-de-Exército Antônio Gabriel Ésper, Cmt CPOR/R de 1992 a 1994 e recém ingresso na reserva, puxa o brado do CPOR, de sua autoria, na confraternização de 18 anos da Turma de 1994, em 23 de dezembro de 2012.

    Ao atender o convite de uma das Turmas formadas sob seu comando, proferir algumas palavras a seus antigos alunos e ouvir os agradecimentos pelo exemplo que liderança, seriedade e profissionalismo que até hoje marcam a vida daqueles homens, o Gen Ésper não poderia deixar de atender a mais outro pedido: o de puxar o brado do CPOR, assim como o fazia em todas as formaturas matinais à época de seu comando. Como se quase 20 anos não houvesse transcorrido, a mesma vibração se vê na pergunta e na resposta àquele brado.

    clique no vídeo abaixo e confira


    Nas palavras do General, ele afirmou que tinha a ciência de que o resultado do seu trabalho só seria percebido lá na frente, e ali se via muito satisfeito em olhar para aqueles rostos de tantos cidadãos íntegros e de bem e perceber que o seu esforço, e dos instrutores e monitores que o acompanharam, havia logrado o êxito desejado cumprindo uma das mais apaixonantes missões de sua carreira militar, que foi a de formar líderes-cidadãos do futuro.
    Antônio Gabriel Ésper comandou o CPOR/R entre 1992 e 1994, criando o brado do CPOR/R em 1992;
    Reabriu o Colégio Militar do Recife, comandando-o em 1994 juntamente com o CPOR/R, e criando o brado do CMR;
    Foi Adido Militar no Irã;
    Comandou a 10ª Bda Inf Mtz (Recife) de 2000 a 2002;
    Comandou o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e o Comando de Operações Terrestres (COTEr);
    Ingressou na Reserva em 2011, no mais alto posto da carreira militar;
    Hoje trabalha como Assessor direto de Estratégia e Segurança do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Paulo Skaf (Ten R/2 formado pelo CPOR/SP).

     


    Última atualização (Qua, 06 de Fevereiro de 2013 01:41)

     

    AORE agradece ao 4º BPE o apoio no biênio 2011-2012

    Nessa quinta-feira, 13 de dezembro de 2012, a AORE esteve no 4º Batalhão de Polícia do Exército (4º BPE) para condecorar com a 'Medalha Heróis de Casa Forte' o Cmt daquela Organização Militar, o Coronel de Infantaria Ricardo Pereira de Araujo Bezerra.

    A justa condecoração significou o grato reconhecimento ao Cel Ricardo pelo contínuo apoio do 4º BPE às atividades da oficialidade da Reserva (R/2) e às atividades do CPOR/R na formação dos Aspirantes, durante o biênio de seu comando na Polícia do Exército.

    Em suas bem colocadas palavras, o Cel Ricardo enalteceu o nome dado à medalha, que de forma louvável faz um resgate histórico da Batalha de Casa Forte e uma homenagem àqueles brasileiros que em 1645 lutaram em defesa do Brasil contra o invasor estrangeiro. Em seguida, o Cmt ressaltou a grande importância das Associações da Reserva, como a ASSPEx (ex-integrantes de Polícia do Exército) e AORE (Oficiais R/2), não só para a manutenção do laço afetivo de ex-militares com as Forças Armadas, mas para o fomento de valores dos quais a sociedade brasileira se faz tão carente na atualidade. Ao parabenizar e incentivar o trabalho da AORE/Recife e a relevante atuação virtuosa do Oficial R/2 no segmento civil, o Cel agradeceu a honraria recebida e afirmou que em sua carreira sempre fará o possível para contribuir com os nobres objetivos das entidades da Reserva.

    Representaram a AORE/Recife seu Diretor Presidente (Ten R/2 Rogério), seu Diretor Financeiro (Ten R/2 Campos) e seu Assessor Cultural (Ten R/2  Miranda - também presidente da ASSPEx).

     


    Última atualização (Sáb, 15 de Dezembro de 2012 21:20)

     

    Último almoço de 2012

    O último almoço mensal do ano de 2012 dos Oficiais R/2 em Recife, ocorrido na última quarta-feira 12 Dez, contou com um considerável número de ex-alunos do CPOR/R com destaque mais uma vez para a presença de Turmas mais jovens, que constantemente têm trazido mais vitalidade e alegria às atividades da AORE.

    Com representantes das Turmas das décadas de 80, 90 e 2000 (1981, 1990, 1994, 1996, 2004, 2009, e, de forma expressiva, da Turma de 1998) o tradicional almoço mensal no Círculo Militar se deu da forma mais descontraída e fraternal possível, integrando Oficiais R/2 de todas as gerações inclusive com a realização de um amigo secreto entre todos os presentes. Não podemos deixar de louvar também o comparecimento sempre assíduo das valorosas Turmas das décadas de 50 e 60, pois são os principais responsáveis pelas atividades da AORE nunca terem parado nesses 30 anos de existência.

    A AORE sempre enaltece a presença das Turmas mais jovens, principalmente em eventos em dias úteis, não por achá-las mais importantes que as Turmas mais veteranas, mas por saber das dificuldades de comparecimento desses Oficiais R/2 face às suas rotinas entre compromissos profissionais e filhos ainda pequenos. Sabemos que é mais fácil para ex-alunos formados nas décadas de 50 e 60 estarem presentes, pois a maioria desses já dedicaram uma vida inteira às atividades laborais e à família e merecidamente hoje dispõem de mais tempo. Portanto, independente de cabelos brancos ou ocupações diversas, nossa missão no presente é trabalhar o ânimo dos que têm tempo e o tempo dos que têm ânimo. Para a AORE não há década ou Turma mais importante que outra, muito menos Curso. Há sim um forte ideal de fazer integrar, interagir e unir todas as Turmas e toda a oficialidade R/2 em torno de amizades sadias a convivências agradáveis, com a marcante herança verde-oliva em comum a todos.

    Além das presenças ilustres de todos os ex-alunos que compareceram, agradecemos por ter prestigiado o evento o Cmt CPOR (TC Vidal) e o Presidente do Círculo Militar do Recife (Cel R/1 Nattrodt - também Assessor Militar da AORE e antigo Cmt do Centro), além deles o Cel Álvaro e o TC Monteiro (ambos da 7ª RM/7ª DE), o TC R/1 Vilaça (antigo Cmt 1º BEC/Caicó-RN e ex-SCmt do CPOR/R) e o Ten R/1 Messias (da Associação Nacional dos Veteranos da FEB).

    Que 2013 seja um ano de muitas realizações e atividades que possam unir e integrar ainda mais os ex-alunos do CPOR do Recife em uma só família.

     

    Todas as imagens, clique aqui

    Última atualização (Sex, 14 de Dezembro de 2012 18:21)

     

    AORE/Recife em Brasília, na Entrega da Espada de General ao antigo Cmt CPOR/R

    A AORE/Recife se fez presente nessa manhã de terça-feira, 04 de dezembro de 2012, em Brasília, na Solenidade de Entrega da Espada de Oficial-General ao antigo comandante do CPOR do Recife, novo General-de-Brigada Antônio Carlos De Souza, para prestigiar este valoroso Oficial e notório amigo da Reserva (R/2) em seu último comando.

    Receberam solenemente a Espada dez novos Oficiais Generais promovidos ao posto de General-de-Brigada no fim de novembro, por ato da presidenta Dilma Rousseff. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e dos comandantes do Exército, General Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General José Carlos De Nardi.

    Tal solenidade – de entrega de uma espada que simboliza a utilizada pelo Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército – consiste em uma etapa da série de cerimônias em Brasília que culminará, no próximo dia 20, com a apresentação dos oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica à presidenta Dilma.

    O ato aconteceu no salão principal do Clube do Exército. Postados no centro, os novos generais receberam as espadas dos seus paraninfos. O Gen De Souza teve como paraninfo o Gen Benzi, Comandante Militar do Nordeste. Coube a cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) o transporte delas em almofadas e a execução das primeiras honras militares para General-de-Brigada aos recém-promovidos. Em seguida, os generais se deslocaram a outro ponto para os cumprimentos ao ministro Celso Amorim e ao comandante Enzo Peri. Também estava presente, este como padrinho do promovido Gen Elias, o Gen R/1 Salvador, antigo Comandante do CMNE e do COTEr e mais um declarado amigo da oficialidade R/2 no Brasil, recebendo também os mais carinhosos cumprimentos desta Associação recifense.

    O evento foi concluído com a confraternização dos militares com as respectivas famílias e demais convidados. Os generais-de-brigada são: Pedro Paulo de Mello Braga, Fernando José Sant'Ana Soares e Silva, Elias Rodrigues Martins Filho, Eduardo Antonio Fernandes, Fernando Marques de Freitas, Afonso Henrique Inácio Pedrosa, William Georges Felippe Abrahão, Altair José Polsin, Antonio Carlos de Souza e Antonio Leite dos Santos Filho.

    Representou a AORE/Recife o seu Vice-presidente Ten R/2 Ulisses Peixoto Pinto Neto, da Turma de 1982 do CPOR do Recife, mesmo ano de formação do Gen De Souza na AMAN, que assume o comando da 10ª Bda Inf Mtz em janeiro próximo, de volta à capital pernambucana.

     

     


    Última atualização (Qua, 05 de Dezembro de 2012 08:24)

     

    Recorde de público marca o 8º Grande Encontro de Oficiais R/2 da Guarnição do Recife

    250 Oficiais R/2. Esse foi o recorde de público do 8º Grande Encontro dos Oficiais da Reserva no CPOR do Recife, realizado no sábado 10 de novembro de 2012.

    O encontro contou com ex-alunos formados nas turmas de 1957 a 2011 daquele Centro, além de Oficiais R/2 técnicos e de saúde que serviram na Guarnição. Todas as idades, todas as gerações, todas as armas unidas em festa como grandes irmãos num evento de lazer e confraternização promovido pela AORE em parceria com o CPOR. A atividade teve como pano fundo o Dia Nacional do Oficial R/2, os 30 anos da Associação dos Oficiais da Reserva do Recife e os 79 anos da nobre Escola de Fazer Heróis (assim como fala a canção daquele Centro). Aproveitando o momento de festa, pequenas cerimônias foram realizadas logo cedo, como a inauguração do retrato do antigo Presidente da AORE e da placa de 30 anos da entidade, bem como a inauguração da placa dos 30 anos da Turma de 1982.

    Desde o ano 2009 a Associação e o CPOR vêm realizando dois grandes encontros anuais (um em cada semestre) que têm se traduzido em uma grande ferramenta de integração de uma Reserva composta pelas mais variadas faixas etárias, a partir dos 20 anos, e pelas mais diversas ocupações civis. Além disso, tais eventos vêm reavivar e fortalecer os laços afetivos dessa parcela seleta do segmento civil com o Exército e com a sua escola de formação militar. O sucesso cada vez maior dessa atividade revela quão inesquecíveis são as lides militares, independente do tempo que elas durem, pois não é o tempo e sim a intensidade que grava o verde-oliva para sempre na vida de todo soldado.


    clique na foto para ampliá-la

    Mais imagens, clique aqui

    Última atualização (Seg, 26 de Novembro de 2012 21:57)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira