Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    AORE reencontra o Gen Ésper

    Hoje, 21Nov12, a AORE teve uma noite agradabilíssima reencontrando o antigo Comandante do CPOR/R, General-de-Exército R/1 Antônio Gabriel Ésper. Foi uma ação importantíssima da Associação, com a presença do atual Cmdo do CPOR (Cel>GenBda De Souza e TC Vidal), de reaproximação, de manutenção e fortalecimento dos grandes laços afetivos que aquele Oficial General nutre até hoje (nitidamente) pela Escola de Fazer Heróis (é um verdadeiro apaixonado - nada raro de se perceber entre os antigos comandantes do Centro).

    Hoje, como assessor direto de segurança e estratégia do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) - Paulo Skaf (Ten R/2 CPOR/SP) - o Gen Ésper é uma grande e importante voz civil do Exército na sociedade, constituindo um importante link de aproximação entre as Forças Armadas e o meio empresarial da maior potência industrial do país.

    O General passa 20 dias em São Paulo (a trabalho) e 10 dias em Recife (onde vive sua família). Mesmo diante de uma agenda lotada de viagens e compromissos profissionais e familiares do General, a AORE conseguiu com esse eterno amigo e incentivador um pequeno espaço para um bate-papo informal e descontraído, falando de Brasil, de Exército, da família, amigos, saúde, de fatos passados, presentes e futuros. Foi uma noite muito proveitosa, amigável e ímpar.
    Serviço:
    Antônio Gabriel Ésper comandou o CPOR/R entre 1992 e 1994, criando o brado do CPOR/R em 1992;
    Reabriu o Colégio Militar do Recife, comandando-o em 1994 juntamente com o CPOR/R, e criando o brado do CMR;
    Foi Adido Militar no Irã;
    Comandou a 10ª Bda Inf Mtz (Recife) de 2000 a 2002;
    Comandou o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e o Comando de Operações Terrestres (COTEr);
    E, por uma agradável coincidência, foi em 1994 o Comandante do então Aluno Rogério, atual Presidente da AORE/Recife.
     
     
     

    Última atualização (Seg, 26 de Novembro de 2012 21:00)

     

    A AORE/Recife formaliza parceria com a Rapidão Cometa para recrutamento de Oficiais R/2 ao mercado de trabalho

    Em reunião entre a Diretoria da AORE, Cmdo CPOR e a Gerência RH da empresa Rapidão Cometa, recentemente adquirida pela americana FedEx, foi estabelecida uma parceria para se intensificar o recrutamento e seleção de Oficiais da Reserva R/2 ao Programa de Treinee e Engenheiros Operacionais da multinacional com sede brasileira em Recife e Filiais em todo o país.
    A parceria inclui também palestras de preparação ao mercado que serão ministradas pela empresa aos Alunos do CPOR.

    NÃO ESQUEÇA DE CITAR EM SEU CURRÍCULO SUA FORMAÇÃO/EXPERIÊNCIA COMO OFICIAL DA RESERVA DO EXÉRCITO.

    Informe-se agora sobre os Programas oferecidos e INSCREVA-SE já nos links abaixo:
    www.sejaumrapidao.com.br/trainee
    www.sejaumrapidao.com.br/engenheiros

    INSCRIÇÕES ATÉ 18 NOVEMBRO 2012!




    Última atualização (Qua, 07 de Novembro de 2012 03:00)

     

    4 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO OFICIAL R/2 DO BRASIL

    Neste domingo, a pátria comemora o Dia do Oficial R/2 do Exército Brasileiro! A AORE parabeniza com vibração todos esses Oficiais da Reserva pelo seu merecido dia.
    Esses supercidadãos carregam dentro de si uma alta carga de valores morais e éticos adquiridos na caserna, somados às características militares de disciplina, companheirismo, espírito de corpo, iniciativa, sentimento do dever, lealdade, civismo e patriotismo.

    Hoje atuando nos mais diversos setores do segmento civil, levam com orgulho o seu passado em comum de treinamento na melhor escola de liderança da humanidade, o Exército, sendo formados para atuarem como tenentes nos corpos de tropa se assim a pátria necessitar. Por todas essas suas qualidades inerentes à vida militar somadas às qualidades intelectuais e culturais adquiridas nos bancos universitários, esses cidadãos constituem verdadeiros líderes que mudam cenários e conduzem pessoas diariamente na construção um país cada vez melhor. Honrados por terem a farda como uma segunda pele e o DNA verde-oliva gravado no sangue, esses homens estão e estarão sempre prontos para agirem em defesa do Brasil a qualquer hora, em qualquer lugar. PARABÉNS, OFICIAIS R/2 DO BRASIL!


     


    Última atualização (Qua, 07 de Novembro de 2012 00:35)

     

    8º Grande Encontro

    CONVITE


    O Presidente da AORE/Recife e o Comandante do CPOR do Recife têm a honra de convidar V Exa / V Sa para o
    "8º Grande Encontro dos Oficiais R/2 da Guarnição de Recife e Ex-alunos de todas as Turmas do CPOR/R"
    em comemoração
     aos 30 anos da AORE/Recife (28Out), ao Dia Nacional do Of R/2 do Brasil (04Nov)
    e aos 79 anos do CPOR/R (13Nov)





    End: CPOR do Recife (Área de Lazer)
    Data: 10 de novembro de 2012 (sábado)
    Hora: 10h30 às 15h30 (almoço 12h)
    Traje: Esporte (não permitido bermuda ou camisa regata)

    Adesão: R$ 10,00 (dez reais) por pessoa (inclusive familiares), a ser pago no dia. - inclui almoço, música ao vivo e cerveja (permitido levar sua bebida quente)
    * Meia-entrada para os associados com a anuidade 2012 quitada.

     

    O XIV ENOREx, pela AORE/Recife

    Setembro de 2010. Plenária do magnífico ENOREx-Belo Horizonte, a AORE/Recife decide assumir o compromisso de realizar o primeiro Encontro Nacional na capital pernambucana. Éramos a única sede de CPOR que ainda não havia sediado um ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA, em 13 anos. Já a partir daí, ainda durante o jantar de encerramento daquela noite, começava-se a se rabiscar entre a nossa diretoria o que seria o ENOREx-Recife, dois anos após.

    Outubro de 2011. Plenária do eficiente ENOREx-Maceió, a AORE/Recife apresenta um vídeo de divulgação sumária do projeto do ENOREx 2012. A essa altura já tínhamos toda a programação desenhada, faltava-nos apenas recursos e apoio para que aquela programação se tornasse exequível; faltava-nos tudo. Tínhamos muito pouco, mas o mais importante: a vontade de fazer o melhor.

    2012. 9 meses de gestação de uma ‘criança’ de poucos pais, porém comprometidos. Éramos 10 diretores voluntários a dar o melhor de si. Desses, apenas 3 haviam participado de ENOREx anteriores. Foram meses de um verdadeiro calvário em busca de patrocínio, montando projetos extenuantes e esbarrando em altas burocracias para conseguirmos recursos financeiros. Como parte da caminhada tivemos algumas decepções de onde mais esperávamos apoio, e outras surpresas de onde esperávamos pouco ou nada. Fomos desacreditados por alguns, incentivados por muitos, e chegamos. Ao final, todos nos ajudaram, pois inclusive os que nos disseram que não seríamos capazes nos motivaram em silenciá-los.

    Em momento algum tivemos a ousadia de realizar o melhor ENOREx, mas em todos os momentos quisemos realizar o melhor ENOREx que éramos capazes. Não olhamos de lado e sim para frente como todo soldado em combate, e avançamos. Não nos preocupamos em ser diferentes, mas nos preocupamos com o diferencial: o carinho com as esposas, o foco em pontos sensíveis como logística do transporte, a internet, TV e  ar-condicionado nos alojamentos, a preocupação com o fator ambiental (plantio de árvores e distribuição de sacolas ecológicas), o cuidado em oferecer uma programação que sempre agregasse valores, mesmo nas atividades de lazer, tentando explorar o aspecto intelectual, histórico e cultural em todos as oportunidades, inclusive no jantar de encerramento. Fomos aos detalhes em nossa vontade de fazer o melhor... Utilizamos constantemente os meios de internet para divulgarmos os preparativos como forma de dar credibilidade ao nosso trabalho e atrair os irmãos de farda de todo o Brasil. Realizamos inúmeras videoconferências com o Conselho Nacional para derrubarmos o fator distância, e estarmos sempre alinhados e em harmonia com a solidez e experiência da entidade titular de todos os Encontros. Facilmente tivemos pleno apoio das maiores autoridades locais das três Forças Armadas, devido à expressão que este evento anual já conquistou entre os altos comandos militares, que com inteligência enxergam a importância da aproximação constante entre a Ativa e a Reserva para o engrandecimento das FFAA e o progresso do país. Em nossa diretoria, um Oficial Superior do CPOR tornou-se um de nós em todas as reuniões, e era o braço militar da AORE altamente comprometido em todos os planejamentos e execuções; algo que foi fundamental para o sucesso da missão. Como sempre, comprovou-se na prática como é exitosa a parceria e simbiose constante entre as AORE’s e seus OFOR’s de origem, para o bem da Força Terrestre e para o bem da oficialidade R/2 na sociedade.

    Hoje, missão cumprida, não são poucos os elogios que temos recebido de todos os participantes do XIV ENOREx, a maioria fazendo questão de ressaltar, com alguns depoimentos carregados de emoção, que foi o melhor até hoje já realizado. As falhas parecem ter desaparecido diante do alto índice de acertos. Resta-nos agradecer a todos indistintamente. Aos que apoiaram com atitudes, aos que apoiaram apenas com palavras, aos que desacreditaram, aos nossos familiares que estiveram junto conosco inclusive trabalhando gratuitamente para que tudo saísse da melhor forma, aos que ainda trabalham reportando com detalhes os grandes momentos por que passaram em Recife, e finalmente ao Senhor dos Exércitos, que fez com que tudo conspirasse a favor: a maré, o luar, o céu de brigadeiro, o clima, os ânimos e a boa vontade dos homens.

    Tentamos apenas atingir o padrão com que merece ser tratada a Oficialidade da Reserva do Exército Brasileiro, pela importância que esses soldados-cidadãos representam na construção de um país melhor, e cremos que chegamos ao menos próximo do desejado. Que seja apenas o início de uma grande e vibrante fase da Reserva Ativa do Brasil. Há 30 anos Recife fez, faz e sempre fará parte dessa tropa. Porque somos e seremos sempre um só.

    Força, honra e fé. Brasil acima de tudo!

    Rogério de Souza Vasconcelos Jr – 1º Ten R/2 Int
    Presidente da AORE/Recife

    PS:

    Confiram os belíssimos artigos e a riqueza dos detalhes de reportagem sobre o ENOREx Recife, de autoria do Chefe do Departamento de Estratégia e Planejamento do CNOR – Ten R/2 Mergulhão:

    Abertura do XIV ENOREX em Recife
    Sensacional, Impressionante e Espetacular, assim foi o XIV ENOREX em Recife.
    XIV ENOREX, o Dia 1
    XIV ENOREX, Dia 2 – Parte I
    Saudação às Forcas Armadas Brasileiras
    XIV ENOREX, Dia 2 – Parte II
    XIV ENOREX, Dia 2 – Parte III
    XIV ENOREX, Dia 2 – Parte IV
    XIV ENOREX, Dia 2 – Parte V
    XIV ENOREX, Dia 2 – Instituto Ricardo Brennand
    XIV ENOREX – Dia 3 – Fala Canhão!
    FAB, o ponto alto do XIV ENOREX em Recife
    XIV ENOREX visita o Esquadrão Carcará
    XIV ENOREX – Dia 3 – Marinha do Brasil
    XIV ENOREX – Dia 3 – O Sagrado Monte dos Guararapes
    XIV ENOREX – Dia 3 – City-tour de Catamarã
    XIV ENOREX, Dia 4 – FAB no primeiro Ato
    XIV ENOREX, Dia 4 – FAB: o CINDACTA III
    XIV ENOREX – Dia 4 – O BINFAE-RF
    XIV ENOREX – Dia 4 – O velho Xavante
    XIV ENOREX, Dia 4 – FAB: Almoço “à campanha”
    XIV ENOREX, Dia 4 – FAB: O P-3AM, o protetor do pré-sal
    XIV ENOREX - Dia 4 – A Base Aérea do Recife
    XIV ENOREX - Dia 4 – Carcará, pega, mata e come...
    Agradecimentos recebidos do II COMAR
    XIV ENOREX - Dia 4 – Um é pouco, dois é bom, três é demais!
    XIV ENOREX - Dia 5 – SUAPE – Complexo Industrial Portuário
    XIV ENOREX, Dia 5 – Almoço na Praia de Calhetas
    XIV ENOREX, Dia 5 – Porto de Galinhas
    XIV ENOREX, Dia 6 – Caruaru
    XIV ENOREX, Dia 6 – O Baile de Encerramento
     

    Confiram os álbuns de fotos dos preparativos e execução de todas as atividades do ENOREx Recife:

    ENOREx 2012 – Preparativos

    ENOREx 2012 - RECIFE


    Última atualização (Sáb, 20 de Outubro de 2012 21:40)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira