Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    Escola Eco-Cívica - Novembro 2011

    Realizamos neste dia 18Nov2011 Sexta-feira às 07h30min na Escola Estadual José Vilela, situada na Estrada do Encanamento, 277, Parnamirim, sob a gestão da Diretora Maria Luciene, o 8º Dia Escola Eco-Cívica. Neste dia, realizamos o canto do Hino Nacional Brasileiro e Hino à Bandeira com cerca de 50 alunos e educadores da referida escola.

    Após o canto dos Hinos, fizemos o Plantio de uma Pitombeira (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitombeira) com a presença dos Diretores AORE/Recife: Lins, Portela, Aroldo e Gildo.

    Aproveitamos a oportunidade para agradecer:

    - O apoio do CPOR/Recife, na pessoa do Sr. Comandante Cel De Souza e Subcomandante Ten Cel Vidal, com a equipe composta pelo Sgt R. Martins e aos militares Johnny e Bento, que estiveram nos ajudando no hasteamento da Bandeira, som, hino entre outros;

    - Aos nossos Diretores AORE presentes;

    - E à equipe de Alunos, Professores, Diretores, Secretários da Escola Estadual José Vilela, que mostraram respeito, organização rápida, estima pelo evento e recepção de nossas equipes para esta ação Eco-Cívica.

    Em virtude de estarmos na véspera do DIA DA BANDEIRA, fizemos a doação da Bandeira para esta escola que nos acolheu com muito boa vontade.
    1º Ten R/2 Aroldo
    Diretor de Marketing AORE/REcife

    VIVA O PROJETO ESCOLA ECO-CÍVICA!

    VIVA O DIA DA BANDEIRA DO BRASIL!

     Mais fotos, em: https://picasaweb.google.com/117404630448150894259/DiaEscolaCivica


    Última atualização (Sex, 18 de Novembro de 2011 19:53)

     

    O Dia do Oficial R/2 é comemorado com festa e alegria no Casarão de Casa Forte, em Recife


    Cerca de 200 Oficiais R/2 compareceram ao grande almoço de confraternização realizado na área de lazer do CPOR do Recife, em homenagem ao Dia do Oficial da Reserva (R/2) do Exército Brasileiro, que ocorre aos 04 de novembro de todo ano. A comemoração, realizada no sábado ensolarado de 05 de novembro de 2011, contou com a presença de ex-alunos de todas as épocas, das Turmas mais remotas às mais recentes do CPOR, que abrilhantaram o inesquecível evento.
    Futebol, organização de Paintball (combate com tinta), música ao vivo e muita descontração foram fatores de grande integração entre todos os R/2 presentes, que pareciam um só na alegria da comemoração do seu dia. O almoço contou ainda com a presença de R/2 ilustres, como o ex-Governador do Estado de Pernambuco Roberto Magalhães, o Deputado Estadual José Maurício (filho do ex-Presidente da Câmara Severino Cavalcanti) e o teatrólogo e médico Reinaldo de Oliveira (autor da letra da Canção do CPOR/R e diretor do Teatro Valdemar de Oliveira, que leva o nome do seu pai).
    Antigos Comandantes do Centro vieram prestigiar seus antigos alunos, como o Coronel Sylvio Romero (2007 e 2008) e o Coronel Nattrodt (2009 e 2010). Prestigiaram o evento também o Comandante do 7º Grupo de Artilharia de Campanha, Coronel Lima Gil, bem como os Instrutores Chefes e Estado Maior do CPOR do Recife.
    O Dia do Of R/2 em Recife tem uma peculiaridade. Duas datas locais importantes são comemoradas muito próximo: o Aniversário da AORE/Recife (28Out) e o Aniversário do CPOR do Recife (13Nov). Essas três grandes datas foram reverenciadas e festejadas com muita alegria naquele sábado na capital pernambucana, levando os ex-alunos a relembrarem a atmosfera mágica e reviverem momentos inesquecíveis do velho Casarão de Casa Forte.
    Cabe salientar que o evento não seria possível sem o apoio incondicional do Comandante do CPOR/R, Coronel de Infantaria Antônio Carlos de Souza que, irmanado com a AORE/Recife, não mede esforços e incentivo à união e integração da oficialidade R/2 na região. Os Oficiais Generais da Guarnição, como o Comandante Comando Militar do Nordeste e o seu Chefe do Estado-Maior, o Comandante da 7ª Região Militar/7ª Divisão de Exército e o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, infelizmente por motivo de agenda não puderam comparecer ao evento, que a cada ano cresce em qualidade e participação maciça dos Oficiais da Reserva.
    Encerrando as comemorações do Dia do Oficial R/2 os ex-alunos desfilam na Formatura de Aniversário do CPOR do Recife, reverenciando solenemente ambas as datas, na sexta-feira 11 de novembro de 2011.
    A mensagem oficial do Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, alusiva ao Dia do Of R/2, foi amplamente difundida no mailing de mais de mil Oficiais R/2 cadastrados na AORE/Recife.

    Imagens das festividades, no link: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.297955460234285.88524.100000595006655&type=1&l=f1f646d10b

    Última atualização (Qui, 10 de Novembro de 2011 17:46)

     

    Resultado do 6º Grande Encontro de Oficiais R2 da Guarnição de Recife

    A Associação dos Oficiais da Reserva R/2 do Exército - Recife (Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife - 1982) agradece a presença de todos os R/2 que vieram confraternizar conosco. Do ex-aluno mais famoso presente - como o Deputado Federal Roberto Magalhães (Tu 1954), o Deputado Estadual Zé Maurício (Tu 1975) e o teatrólogo Reinaldo de Oliveira (Tu 1951 - autor da letra da canção do CPOR/R e diretor do Teatro Valdemar de Oliveira) - ao mais desconhecido que lá esteve, todos foram e são igualmente importantes para nossa união e trouxeram brilho para nossa festa.
    Obrigado pelas suas brilhantes presenças!
    Serão sempre muito bem-vindos.
    Vejam abaixo a estatística da presença das Turmas, tanto na primeira quanto na última Grande Confraternização realizada no Casarão de Casa Forte. A linha vermelha representa o 1º Grande Encontro (em 2009) e a linha azul o 6º Grande Encontro (em 2011). Observe a presença da sua Turma no quadro geral.
    Podemos dizer que o gráfico representa o coração de um ex-aluno na linha do tempo. Tomando a leitura do gráfico em três grande blocos (Turmas Recentes, Medianas e Veteranas), vejam que já estamos mexendo com o coração das Medianas sem esquecer das Veteranas. Estamos conseguindo fazer com que o coração das Turmas sigam uma tendência de bater numa mesma força e intensidade, sem apenas um grande pico inicial e variações inexpressivas posteriores. Esse é o resultado de um trabalho árduo e essa é uma das grandes missões da AORE: despertar esse gigante adormecido chamado Oficial R/2. Comparando a linha vermelha(2009) com a azul(2011) vemos que o gigante está mais desperto, ativo, mas precisamos dos líderes de cada Turma nessa grande missão junto conosco. Nenhum de nós é mais forte que todos nós juntos! Vamos agora multiplicar o poder desta vibração e deste choque de união, e manter de uma vez por todas esse gigante sempre de pé.
    Pátria. Brasil.
    O Encontro Nacional de Oficiais R/2 do Brasil - ano 2012 - será em Recife-PE

    Gráfico comparativo 2009/2011 (presença por Turma)

    clique na figura para ampliá-la

     

    Veja todas as fotos do evento, clique aqui

     


    Última atualização (Ter, 08 de Novembro de 2011 21:35)

     

    FELIZ DIA DO OFICIAL R/2 DO BRASIL - 04 DE NOVEMBRO

    04 de novembro

    DIA DO OFICIAL R/2 DO EXÉRCITO BRASILEIRO



    O Exército Brasileiro comemora em 4 de novembro o dia do Oficial R/2, criado pela portaria do Comandante do Exército nº 429, de 18 de julho de 2006, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil.
    A data reverencia o nascimento, no ano de 1891, do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, gaúcho de Porto Alegre, descendente de uma família de militares.
    Aluno aplicado figurou sempre entre os primeiros classificados nos bancos escolares que frequentou, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Militar de Porto Alegre, o Curso de Artilharia na Escola Militar do Realengo, onde posteriormente foi instrutor, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Estado-Maior.
    Durante a Primeira Guerra Mundial participou da vigilância do litoral e da costa brasileira, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou no 1º Grupo de Artilharia Pesada, no Rio de Janeiro, contra os revoltosos de 1924. Estudioso dos mecanismos de recrutamento e recompletamento dos exércitos europeus na Primeira Guerra Mundial, Correia Lima defendeu, exaustivamente, junto a seus chefes, a criação de estabelecimentos de ensino com a missão de formar Oficiais da Reserva no Exército Brasileiro.
    Em 22 de abril de 1927, seu esforço foi recompensado com a criação do CPOR da 1ª Região Militar, no quartel do 1º Grupo de Artilharia Pesada, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, precursor do atual Sistema de Formação de Oficiais da Reserva, tendo ele sido nomeado seu primeiro comandante.
    Em 5 de setembro de 1930, o então Major Correia Lima, quando comandava o 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, sediado em Curitiba, teve sua vida e carreira interrompidas. Seu quartel foi atacado de surpresa pelos revoltosos, tendo sido o bravo militar morto pelas costas.
    No dia 13 de outubro do mesmo ano foi promovido post-mortem a tenente-coronel, por ato de bravura.
    Nos dias atuais, o Exército reverencia e homenageia sua notável figura. Seu busto encontra-se em local de destaque no pátio “Major Apollo Miguel Rezk”, no CPOR do Rio de Janeiro, bem como na entrada do aquartelamento onde se lê em uma placa, os dizeres “nosso fundador, patrono e guia”, trecho da canção do CPOR.
    Na Segunda Guerra Mundial, 433 Oficiais R/2 do Exército empunharam suas armas no Teatro de Operações da Itália. Dos 49 Oficiais-aviadores da Força Aérea Brasileira que combateram na Europa, 13 eram oriundos do CPOR da Aeronáutica. Um punhado desses bravos encontra-se ainda hoje em nosso convívio. Venceram, quando muito jovens, um inimigo traiçoeiro. Hoje exibem em seus cabelos brancos a satisfação da missão cumprida. A nação lhes deve um eterno sentimento de gratidão.
    O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, criado em 22 de abril de 1997, graças a orientação, apoio e incentivo do General de Exército Gleuber Vieira, agraciado nesta data com a primeira medalha “Major Apollo Miguel Rezk”, reúne hoje dezoito Associações em todo o país, com mais de nove mil Oficiais cadastrados.
    No Dia do Oficial R/2 nos reunimos para reafirmar uma vocação e renovar um juramento. A vocação, simbolizada pelos trajes verde-oliva que nos orgulhamos de vestir. Neles, incorporamos, numa simbiose perfeita, os valores do soldado e os ideais do cidadão, vivenciando a cumplicidade generosa de uma dupla ligação afetiva. A renovação do juramento do aspirantado estará sempre presente na cadência firme e no passo certo durante os nossos desfiles.
    Somos depositários de um conjunto de valores, princípios e atributos que, característicos da profissão militar, resistem bravamente nos dias atuais. Como militares da Reserva, somos testemunhas de que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Como civis, somos mensageiros das Forças Armadas, instituição nacional de maior credibilidade na sociedade brasileira.
    Exército Brasileiro!
    Aqui está a tua “Reserva Atenta e Forte”. Sempre pronta para o cumprimento da missão. Brasil!
     
    Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2011
     
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR - Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil


    - Não percam a festa de comemoração em Recife, do Dia do Oficial R/2 e dos 29 anos da AORE/Recife - sábado | 05Nov11 | das 10h30 às 16h | na área de lazer do CPOR/R

    Última atualização (Sex, 04 de Novembro de 2011 00:22)

     

    FELIZ ANIVERSÁRI​O AORE/RECIF​E

    28 de outubro de 2011

    29 ANOS DA AORE/RECIFE

    Há exatos 29 anos surgia a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife. Nesta data, em 1982, 210 ex-alunos, motivados pelo desejo de unir esta poderosa e numerosa categoria de Oficiais e Aspirantes-a-Oficial formados pela nobre Escola de Fazer Heróis, se reuniam às 20h no auditório CPOR para fundar uma entidade que seria a tradução de seus ideais.
    Ao longo de quase 3 décadas a história da Associação se confunde com a história do CPOR do Recife. Ao londo de 29 anos, o trabalho voluntário e incansável de ex-alunos diferenciados, além de contagiar tantos outros ex-alunos em torno de grandes ideais, leva aos comandantes, chefes militares e demais oficiais de carreira o que é a força representativa da maior Reserva mobilizável de Oficiais do Exército Brasileiro, que mantém no sangue os mais caros valores militares e se orgulha em ser a voz civil do Exército na sociedade.
    Em 2010, seguindo orientação do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife passa se chamar Associação dos Oficias da Reserva (R/2) do Exército, como forma de padronizar a denominação de todas as Associações de Ex-alunos de Orgãos de Formação de Oficiais da Reserva no país. Muda-se o nome, mas renovam-se e revigoram-se ainda mais os ideais.
    Hoje, a AORE/Recife é mais que a grata união entre R/2 de todas as épocas formados na capital pernambucana. É a mais importante e permanente ligação entre um passado verde-oliva e um presente de orgulho na vida do Oficial R/2. Com um trabalho contínuo e diuturno, é esta Associação que mantém acesa a chama do CPOR e do Exército Brasileiro nos corações e mentes de tantos cidadãos de bem, ungidos pela força de Guararapes e pela alegria do frevo, comprometidos com um Brasil mais soberano, justo e solidário, e com um mundo cada vez melhor.
    VIVA A AORE/RECIFE - MAIS QUE IDEAL, UM CORAÇÃO VERDE-OLIVA BATENDO NO PEITO DE UM SOLDADO-CIDADÃO.

     



    Última atualização (Sex, 28 de Outubro de 2011 04:58)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira