Home Notícias

    Associação dos Ex-alunos do CPOR/R | Notícias

    PROJETO ESPADA 2010

    Tendo como maior objetivo a preservação da identidade do Oficial do Exército Brasileiro, o CPOR/Recife e a ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS lançam o "PROJETO ESPADA 2010"

    O Projeto consiste em incentivar a doação de espadas por ex-alunos e amigos do Centro, para constituírem um acervo permanente, sob a tutela e guarda do CPOR do Recife. Tais espadas, além de contribuírem para a formação dos futuros Oficiais, darão o justo significado às Formaturas anuais de Aspirantado.

    Ao ser declarado Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, uma das maiores expectativas para o militar é a de poder exercer enfim um dos mais significativos direitos por ele conquistado: o de empunhar o símbolo maior do oficialato.

    Não se compreende o Oficial do Exército sem a sua espada, e não serão os Legítimos Herdeiros dos Heróis da Batalha de Casa Forte que a deixarão de empunhar.

    Cientes disso, o CPOR do Recife e a Associação dos Ex-alunos, sempre unidos na missão maior de formar grandes líderes, conclamam a força imbatível de todos aqueles que possuem ou compartilham do orgulho de ser um Oficial R/2 formado naquelas alamedas. Com certeza, juntos, venceremos essa batalha e preservaremos a simbologia, identidade e o brilho que merecem as cerimônias de declaração dos Aspirantes-a-Oficial forjados no velho Casarão de Casa Forte.
    Ao contribuir para formação do Acervo Permanente de Espadas do CPOR do Recife, você estará gravando sua honra e seu nome, no aço que glorificará todas as futuras turmas da tão ilustre Escola de Fazer Heróis.

    META ALCANÇADA!!!

    É com a grata e orgulhosa satisfação que a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife anuncia o sucesso total do PROJETO ESPADA 2010!
    Alcançamos a meta estipulada de 150 espadas para compor o 'Acervo Permanente de Espadas do CPOR do Recife'.
    Entramos agora na fase de recebimento das últimos lotes da fábrica, inclusão em carga e preparação de todas espadas para a Solenidade de Entrega Formal das Espadas ao CPOR do Recife, que ocorrerá aos 12 de novembro de 2010 (durante as comemorações do 77º anivesário do Centro, que ganhará um dos maiores presentes na história de sua existência). Nesta data contamos com a presença de todos os doadores, que formalizarão a sua contribuição num projeto pelo qual eternizaram seu nome na história do CPOR e na história dos futuros Aspirantes ali forjados.
    Desafio lançado pelo atual Cmt CPOR Cel Nattrodt em abril deste ano, e, mesmo sendo um projeto audacioso diante da premência do tempo, em pouco mais de 4 meses (1ª doação - 25 de maio / última doação - 07 de outubro) conseguimos conquistar o objetivo tão desejado. O ideal da formatura do aspirantado com espadas é um sonho antigo dos que fazem o CPOR/R, e graças à força de grandes amigos, oficiais, ex-alunos e ex-integrantes do Centro, tal sonho passa a ser agora uma realidade. A Associação dos Ex-alunos, executora do Projeto, agradece a todos vocês.
    O Projeto Espada 2010 foi apenas uma pequena mostra da força que temos, se estivermos juntos.
    Uma pequena fagulha do imenso poder de fogo da nossa tropa - se formada.
    Parabéns a todos os que entraram em forma nessa batalha. A vitória é de vocês!
    PÁTRIA! BRASIL!

     FOTOS DA ENTREGA SOLENE DAS ESPADAS AO CPOR/R clique aqui

    FOTOS DA PRIMEIRA SOLENIDADE DO ASPIRANTADO COM AS ESPADAS DOADAS PELO PROJETO clique aqui

     

    Espadômetro


     


    Última atualização (Seg, 05 de Novembro de 2012 22:29)

     

    Almoço da Reserva

    A partir de fevereiro de 2010 - Um novo evento para os Militares da Reserva em Pernambuco. 
    O COMANDO MILITAR DO NORDESTE, A 7ª REGIÃO MILITAR/ 7ª DIVISÃO DE EXÉRCITO, A ASSOCIAÇÃO DOS MILITARES DA RESERVA REMUNERADA EM PERNAMBUCO (ASMIR-PE) E A ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO CPOR DO RECIFE, uniram-se para promoverem, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, o ALMOÇO DA RESERVA.
    O ALMOÇO DA RESERVA é uma nova oportunidade mensal em Pernambuco, para o congraçamento e integração de todos os Militares da Reserva do Exército (R/1 e R/2), com o apoio e a presença das maiores autoridades militares da ativa, com base na capital.
    Ex-aluno, não deixe de comparecer. Venha ocupar seu lugar nessa Reserva atenta e forte!
    = Serviço =
    DATA: Toda 1ª quinta-feira do mês (excepcionalmente em Abril será dia 08/04)
    HORA: 12h
    LOCAL: Círculo Militar do Recife
    VALOR: por adesão (= R$ 15,00 por pessoa)

    Última atualização (Sáb, 10 de Abril de 2010 21:18)

     

    Visita ao CMR

    No último dia 11 de março a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife realizou uma visita de cortesia ao Colégio Militar do Recife.

    Recebidos pelo SCmt Cel Melo Barros (anterior SCmt CPOR) e pelo Cmt Cel Iran, os integrantes da Diretoria da Associação conheceram um pouco da história daquele estabelecimento de ensino, trocaram experiências com os trabalhos da Associação dos ex-alunos do CMR, e foram apresentados pelo Cel Melo Barros aos quase 100 mil m² de área ocupada por aquelas instalações, inclusive participando de palestra vocacinal de profissões, no teatro da escola.

    Faz-se justo enaltecer o nome do Cel Melo Barros que, quando ainda integrante do CPOR, ao longo de 5 anos nunca mediu esforços para apoiar e trabalhar para o crescimento da Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife. O Cel Melo Barros é prata da casa, e tem toda a nossa continência de reverência, agradecimento e respeito por tudo o que já fez e ainda continua fazendo pelo fortalecimento de todos nós, ex-alunos do Centro. O CPOR/R e o CMR continuam honrando a tradição de possuírem oficiais do mais alto quilate da Força Terrestre!

    Última atualização (Ter, 16 de Março de 2010 01:55)

     

    Visita a 7ª RM/DE

    Na última terça, 09 de março, uma comissão da diretoria da Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife realizou uma visita ao Cmdo da 7ª Região Militar/ 7ª Divisão do Exército.
    Recebidos no gabinete do Gen Div Nilson Caldas ANANIAS, Cmt 7ª RM/DE, os membros da comissão puderam ter um papo agradável e cordial com aquele atencioso e íntegro oficial general, onde foram tocados diversos assuntos de interesse geral da Força e de interesse particular da oficialidade R/2.

    Ten R/2 Ricardo Pio (Tu 66), Ten R/2 Claudio Borba (Tu 59), Gen Div Ananias, Ten R/2 Cassundé (Tu 67), Ten R/2 Rogério (Tu 94)
    Ten R/2 Ricardo Pio (Tu 66), Ten R/2 Claudio Borba (Tu 59), Gen Div Ananias, Ten R/2 Cassundé (Tu 67), Ten R/2 Rogério (Tu 94)

    Em seguida, a comitiva, acompanhada pelo o Cel HOLANDA, atual Ch Divisão de Inativos e Pensionistas (DIP), se dirigiu ao Grupo de Identificação Regional (GIR) da Seção de Serviço Militar Regional (SSMR/7), para tratar do assunto Idt Of R/2. Lá, numa conversa com o Cel Holanda (Ch DIP), Ten Cel Celso Ricardo* (Ch SSMR/7), e ST Negreiros (Enc GIR), foi exposta a insatisfação dos Of R/2 que buscam tirar suas identidades, com a demora excessiva do prazo para a sua confecção.
      
    Cientes do problema, os encarregados do setor expuseram as causas, antes já expostas pelo Gen ANANIAS, que estão obstaculizando o andamento dos trabalhos e ocasionando o enorme atraso na emissão das Identidades, cuja prioridade é sempre para o pessoal que recebe remuneração (ativa e R/1). Um recadastramento de mais de 45 mil inativos e pensionistas está na prioridade máxima, pois é necessário que este seja concluído agora em abril para possibilitar o pagamento daquele pessoal. Além disso, o serviço de internet encontra-se excessivamente precário, com uma conexão bastante lenta e instável, pois a Telemar Oi Velox, vencedora da licitação, ainda não realizou a adaptação do aporte tecnico necessário para os padrões de conexão exigidos.

    Comitiva com o ST Negreiros e o Ten Cel Celso Ricardo
    Comitiva com o ST Negreiros e o Ten Cel Celso Ricardo

    De acordo com o pessoal do setor, dos 45 mil cadastros a ser enviados via internet a Brasília, ainda estão faltando cerca de 6 mil. Equipes de 3 turnos de trabalho (inclusive que avançam pela madrugada) estão se desdobrando para que em abril tudo possa ter sido remetido. Essa é uma previsão para que os serviços de confecção de identidades voltem ao seu andamento normal.

     
    * O Ten Cel Celso Ricardo, Chefe da Seção de Serviço Militar Regional (SSMR/7), é ex-aluno do CPOR/R da Turma de 1983 (uma das Turmas mais ativas entre os ex-alunos na atualidade).

    Última atualização (Sex, 07 de Maio de 2010 11:36)

     

    Declaração de Brasília - 11º ENOREx

    A cada ENOREX - Encontro Nacional de Oficiais R/2, o CNOR emite uma Declaração assinada por todos os Presidentes de Associações filiadas. Neste 11º ENOREX, realizado em Brasília (2009), foi então emitida a Declaração de Brasília que pode ser aberta no link abaixo. 

     

    clique aqui para abrir a DECLARAÇÃO DE BRASÍLIA


    Última atualização (Sáb, 20 de Fevereiro de 2010 04:18)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira