Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    Oficiais R/2 e Círculo Militar


    Última atualização (Qui, 12 de Junho de 2014 04:46)

     

    Bate-Papo com a Reserva - Jun/2014

    Neste Bate-Papo com a Reserva de Junho/2014 (sexta-feira, 06/06) tivemos o prazer de receber o renomado Professor e Cientista Político André Régis.

    Comprovando claramente a sua essência acadêmica e científica, ora enriquecida por sua recente e já destacada atuação política, como parlamentar municipal, o convidado proferiu aos oficiais da reserva uma verdadeira aula de altíssimo nível acerca do cenário caótico e desolador em que se encontra a Educação no Brasil. Ao projetar o que seria o país hoje se trouxéssemos o futuro para os dias atuais, relatando os indicadores e as condições alarmantes que ele próprio constatou in loco em seu mapeamento das 320 escolas públicas do Recife, André Régis trouxe uma profundidade sem precedentes ao tema. As perspectivas são as piores possíveis caso não haja uma verdadeira ação da sociedade para colocar a educação como prioridade.

    O relato de suas visitas a diversos países da Ásia, Europa e América, para realizar estudos comparados sobre outros sistemas educacionais, suas realidades e soluções, mostrou-nos conclusões diferentes das que normalmente somos levados a pensar. A verdadeira 'corda de salvação' para o caos do nosso no sistema de ensino não está em grandes aportes financeiros e elevados investimentos, e sim na GESTÃO. Destinar grandes verbas e criar um sem número de escolas e universidades e equipamentos, à primeira vista parece alentador, porém o que falta na Educação do Brasil é GESTÃO. O descaso com a gestão focada em resultados, com acompanhamento cerrado do aprendizado do aluno, aliado à falta de qualificação profissional dos professores e gestores, os péssimos salários e as desumanas condições físicas, além da preocupação pontual com a quantidade em detrimento da qualidade, acabam por gerar mais gastos e desperdícios gigantescos ao erário público sem trazer qualquer solução duradoura.

    Ao final da palestra, o professor André Régis falou da sua frustração em não ter sido aluno do CPOR e ressaltou a importância dessa Escola ao promover a educação, cidadania e civismo entre os jovens universitários da capital pernambucana. Como forma de agradecimento, o convidado recebeu da AORE uma cartela do Selo Comemorativo dos 80 anos do CPOR do Recife e uma muda de Pau-Brasil, árvore símbolo nacional.

    Isso é apenas uma pequena ponta do que foi a imperdível palestra do nosso último Bate-papo com a Reserva, cuja relevância dos temas e o nível intelectual dos breves debates vêm aumentando sensivelmente. Fiquem ligados nos próximos!

    clique na imagem para abrir o álbum


    Última atualização (Seg, 09 de Junho de 2014 21:49)

     

    1ª META ULTRAPASSADA (52)

    ULTRAPASSAMOS a primeira meta!

    Em 06Jun, 06 dias antes do fim do prazo estipulado.

    Agora rumo aos mais de 100 em 2014!!
    Parabéns a todos aqueles que entenderam a sua importância na valorização da oficialidade da reserva. BRASIL!
    REGULARIZE SUA SITUAÇÃO NESTE LINK E PARTICIPE DESTA VALORIZAÇÃO: http://www.exalunoscporrecife.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=68&Itemid=71

     

    Lançamento do Selo CPOR 80 ANOS

    A noite desta quinta-feira (29/05/2014) foi um momento dos mais significativos para a família CPOR do Recife. Numa cerimônia simples, porém tomada de saudosismo e realização afetiva, os Oficiais da Reserva, formados no mais antigo Estabelecimento de Ensino Militar de Pernambuco, puderam presentear sua velha casa de formação com o Selo Postal Personalizado "Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife - 80 Anos Formando Líderes".

    A solenidade, ocorrida no Auditório Heróis de Casa Forte, prestou homenagem também à primeira Turma a cursar o Centro (1934-1936). Foram 15 os alunos pioneiros, que em 05 de abril de 1934 iniciavam o Curso de Infantaria no recém-criado CPOR do Recife. Representando os já falecidos Tenente Jayme da Fonte, Tenente Alderico Cysneiros e Tenente Uraquitan Bezerra, formados nesta primeira Turma, seus filhos, José Meira da Fonte, Amílcar Cysneiros e Ricardo Bezerra, compuseram o rol das autoridades que procederam ao ato oficial de lançamento nacional do Selo. Todo o protocolo foi conduzido e homologado pelo Diretor dos Correios, e a peça assinada e carimbada pelas autoridades passou a fazer parte do acervo filatélico da empresa, e exposta para visitação pública no Centro Cultural dos Correios Recife, localizado no Recife Antigo.

    Dentre os antigos alunos de várias gerações que marcaram valiosa presença, registramos alguns ilustres como o Desembargador Macedo Malta (Intendência/58), ex-Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Desembargador Eurico Correia Filho (Artilharia/66), e o Teatrólogo Reinaldo de Oliveira (Infantaria/51), autor da letra da canção do CPOR/R. A maior autoridade militar a prestigiar a cerimônia foi o General Antônio Carlos DE SOUZA, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada e antigo comandante do CPOR (2011-2012). Vários comandantes de Organizações Militares do Recife/Olinda/Jaboatão estiveram presentes, além dos Alunos da Turma de 2014 do Centro. O Presidente da Fundação Gilberto Freyre e antigo aluno (Artilharia/92), Gilberto Freyre Neto; o Presidente do Círculo Militar do Recife e antigo comandante do Centro (2009-2010), Coronel Roberto Carlos NATTRODT Barros; e o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Regional PE, Rigoberto Jr, foram outras autoridades que enalteceram o evento.

    A noite contou também com a exposição filatélica "Exército Brasileiro no Selo Postal", do colecionador e também antigo aluno (Engenharia/60) Adilson Castello Branco, e com um belíssimo coquetel de confraternização oferecido pelo Coronel Paulo Cícero, comandante do Centro.

    Esta é mais uma realização da Associação dos Oficiais da Reserva (R/2) do Exército - Regional Recife, em valorização aos Oficiais R/2 e à nobre 'Escola de Fazer Heróis' (como fala a canção do CPOR/R). Só com a ajuda e a contribuição assídua dos associados é que se pode ir tão longe e concretizar tantos objetivos. Foram esses associados que permitiram à AORE proporcionar um presente desta magnitude ao nosso CPOR, e escrever mais uma página de sucesso em nome do Oficial R/2. Seja um associado contribuinte, e dê forças e munição para que a missão continue.

    Cartelas do selo estarão disponíveis à venda na Seção de Comunicação Social do CPOR/R, ou nos eventos da AORE/Recife.

    clique na imagem para ver o álbum


    Última atualização (Sex, 30 de Maio de 2014 17:36)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa