Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    FELIZ DIA DO OFICIAL R/2 DO BRASIL - 04 DE NOVEMBRO

    04 de novembro

    DIA DO OFICIAL R/2 DO EXÉRCITO BRASILEIRO



    O Exército Brasileiro comemora em 4 de novembro o dia do Oficial R/2, criado pela portaria do Comandante do Exército nº 429, de 18 de julho de 2006, em atendimento a uma proposta do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil.
    A data reverencia o nascimento, no ano de 1891, do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, gaúcho de Porto Alegre, descendente de uma família de militares.
    Aluno aplicado figurou sempre entre os primeiros classificados nos bancos escolares que frequentou, tendo cursado o ensino fundamental na Escola Militar de Porto Alegre, o Curso de Artilharia na Escola Militar do Realengo, onde posteriormente foi instrutor, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e a Escola de Estado-Maior.
    Durante a Primeira Guerra Mundial participou da vigilância do litoral e da costa brasileira, integrando o 17º Grupo de Artilharia. Lutou no 1º Grupo de Artilharia Pesada, no Rio de Janeiro, contra os revoltosos de 1924. Estudioso dos mecanismos de recrutamento e recompletamento dos exércitos europeus na Primeira Guerra Mundial, Correia Lima defendeu, exaustivamente, junto a seus chefes, a criação de estabelecimentos de ensino com a missão de formar Oficiais da Reserva no Exército Brasileiro.
    Em 22 de abril de 1927, seu esforço foi recompensado com a criação do CPOR da 1ª Região Militar, no quartel do 1º Grupo de Artilharia Pesada, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, precursor do atual Sistema de Formação de Oficiais da Reserva, tendo ele sido nomeado seu primeiro comandante.
    Em 5 de setembro de 1930, o então Major Correia Lima, quando comandava o 1º Grupo do 9º Regimento de Artilharia Montada, sediado em Curitiba, teve sua vida e carreira interrompidas. Seu quartel foi atacado de surpresa pelos revoltosos, tendo sido o bravo militar morto pelas costas.
    No dia 13 de outubro do mesmo ano foi promovido post-mortem a tenente-coronel, por ato de bravura.
    Nos dias atuais, o Exército reverencia e homenageia sua notável figura. Seu busto encontra-se em local de destaque no pátio “Major Apollo Miguel Rezk”, no CPOR do Rio de Janeiro, bem como na entrada do aquartelamento onde se lê em uma placa, os dizeres “nosso fundador, patrono e guia”, trecho da canção do CPOR.
    Na Segunda Guerra Mundial, 433 Oficiais R/2 do Exército empunharam suas armas no Teatro de Operações da Itália. Dos 49 Oficiais-aviadores da Força Aérea Brasileira que combateram na Europa, 13 eram oriundos do CPOR da Aeronáutica. Um punhado desses bravos encontra-se ainda hoje em nosso convívio. Venceram, quando muito jovens, um inimigo traiçoeiro. Hoje exibem em seus cabelos brancos a satisfação da missão cumprida. A nação lhes deve um eterno sentimento de gratidão.
    O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, criado em 22 de abril de 1997, graças a orientação, apoio e incentivo do General de Exército Gleuber Vieira, agraciado nesta data com a primeira medalha “Major Apollo Miguel Rezk”, reúne hoje dezoito Associações em todo o país, com mais de nove mil Oficiais cadastrados.
    No Dia do Oficial R/2 nos reunimos para reafirmar uma vocação e renovar um juramento. A vocação, simbolizada pelos trajes verde-oliva que nos orgulhamos de vestir. Neles, incorporamos, numa simbiose perfeita, os valores do soldado e os ideais do cidadão, vivenciando a cumplicidade generosa de uma dupla ligação afetiva. A renovação do juramento do aspirantado estará sempre presente na cadência firme e no passo certo durante os nossos desfiles.
    Somos depositários de um conjunto de valores, princípios e atributos que, característicos da profissão militar, resistem bravamente nos dias atuais. Como militares da Reserva, somos testemunhas de que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Como civis, somos mensageiros das Forças Armadas, instituição nacional de maior credibilidade na sociedade brasileira.
    Exército Brasileiro!
    Aqui está a tua “Reserva Atenta e Forte”. Sempre pronta para o cumprimento da missão. Brasil!
     
    Rio de Janeiro, 04 de novembro de 2011
     
    Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
    Presidente do CNOR - Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil


    - Não percam a festa de comemoração em Recife, do Dia do Oficial R/2 e dos 29 anos da AORE/Recife - sábado | 05Nov11 | das 10h30 às 16h | na área de lazer do CPOR/R

    Última atualização (Sex, 04 de Novembro de 2011 00:22)

     

    FELIZ ANIVERSÁRI​O AORE/RECIF​E

    28 de outubro de 2011

    29 ANOS DA AORE/RECIFE

    Há exatos 29 anos surgia a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife. Nesta data, em 1982, 210 ex-alunos, motivados pelo desejo de unir esta poderosa e numerosa categoria de Oficiais e Aspirantes-a-Oficial formados pela nobre Escola de Fazer Heróis, se reuniam às 20h no auditório CPOR para fundar uma entidade que seria a tradução de seus ideais.
    Ao longo de quase 3 décadas a história da Associação se confunde com a história do CPOR do Recife. Ao londo de 29 anos, o trabalho voluntário e incansável de ex-alunos diferenciados, além de contagiar tantos outros ex-alunos em torno de grandes ideais, leva aos comandantes, chefes militares e demais oficiais de carreira o que é a força representativa da maior Reserva mobilizável de Oficiais do Exército Brasileiro, que mantém no sangue os mais caros valores militares e se orgulha em ser a voz civil do Exército na sociedade.
    Em 2010, seguindo orientação do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, a Associação dos Ex-alunos do CPOR do Recife passa se chamar Associação dos Oficias da Reserva (R/2) do Exército, como forma de padronizar a denominação de todas as Associações de Ex-alunos de Orgãos de Formação de Oficiais da Reserva no país. Muda-se o nome, mas renovam-se e revigoram-se ainda mais os ideais.
    Hoje, a AORE/Recife é mais que a grata união entre R/2 de todas as épocas formados na capital pernambucana. É a mais importante e permanente ligação entre um passado verde-oliva e um presente de orgulho na vida do Oficial R/2. Com um trabalho contínuo e diuturno, é esta Associação que mantém acesa a chama do CPOR e do Exército Brasileiro nos corações e mentes de tantos cidadãos de bem, ungidos pela força de Guararapes e pela alegria do frevo, comprometidos com um Brasil mais soberano, justo e solidário, e com um mundo cada vez melhor.
    VIVA A AORE/RECIFE - MAIS QUE IDEAL, UM CORAÇÃO VERDE-OLIVA BATENDO NO PEITO DE UM SOLDADO-CIDADÃO.

     



    Última atualização (Sex, 28 de Outubro de 2011 04:58)

     

    AORE/Recife nas Olimpíadas Nacionais dos CPOR's

    Nesta sexta-feira 23 de setembro de 2011 ocorreu a solenidade de encerramento dos III Jogos Desportivos Nacionais dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército. Em uma semana de jogos, alunos dos 5 CPOR's do Brasil (Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife) e dos diversos NPOR's disputaram as modalidades de natação, atletismo, orientação, futebol society, voleibol, corrida rústica e triatlo militar.
    A semelhança do esporte com a vida militar é algo indisfarçável. Valores como perseverança, camaradagem, espírito de corpo, liderança, equilíbrio emocional, cooperação, combatividade e disciplina são comuns às duas atividades. Ao promover os jogos desportivos na formação de futuros Oficiais da Reserva, o Exército, mais do que desenvolver o preparo físico desses jovens universitários em formação militar, utiliza o esporte como instrumento impulsionador dos mais nobres valores da caserna, fundamentais na construção de líderes da sociedade amanhã. Além disso, ressalte-se a importância do estreitamento dos laços entre os integrantes de todos os Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva do Brasil.
    Presidiu a solenidade de encerramento o General de Exército Odilson Sampaio Benzi, Comandante Militar do Nordeste. Prestigiaram o evento a Secretária Estadual dos Esportes de Pernambuco, Dra. Ana Cristina Valadão Cavalcanti Ferreira; Oficiais Superiores da Marinha (Hospital Naval) e da Aeronáutica (Base Aérea); antigos Comandantes do CPOR do Recife, como o Cel R1 Lacerda, o Cel R1 Sylvio Romero e o Cel R1 Nattrodt; os atuais Comandantes dos 5 CPOR's do país, além da Associação dos Oficiais da Reserva (R2) do Exército - Regional Recife (AORE/Recife).
    Sagrou-se campeão o CPOR de Porto Alegre, seguido pelo CPOR do Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
    A AORE/Recife prestigiou e esteve na torcida nos 5 dias das competições e, por ocasião do almoço de encerramento, homenageou os Comandantes de todos os CPOR's, presenteando-os com a tradicional camisa polo amarelo-ouro da nossa Associação.
    Veja resultados e classificações:
    RESULTADO FINAL DOS JOGOS (por modalidades)
    - Atletismo: CPOR/Porto Alegre
    - Futebol Society: CPOR/São Paulo
    - Natação: CPOR/Recife
    - Voleibol: CPOR/Recife
    - Corrida Rústica: CPOR/Porto Alegre
    - Triatlo Militar: CPOR/Porto Alegre
    - Orientação: CPOR/Porto Alegre
    RESULTADO FINAL DOS JOGOS (por CPOR)
    1º Lugar: CPOR/Porto Alegre
    2º Lugar: CPOR/Recife
    3º Lugar: CPOR/São Paulo
    4º Lugar: CPOR/Rio de Janeiro
    5º Lugar: CPOR/Belo Horizonte
     










    Veja todas as fotos desta matéria clicando aqui.

    Última atualização (Sáb, 24 de Setembro de 2011 02:56)

     

    AORE/Recife no Aniversário do BP Choque de PE

    No último dia 09 de setembro o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco comemorou seus 31 anos de fundação. Diversas autoridades civis e militares foram prestigiar a solenidade de aniversário do Batalhão, atualmente comandado pelo Ten Cel PM Paulo de Tarso Pacífico Cavalcanti, também Oficial R2 (Inf CPOR/R Tu 1981). A AORE/Recife esteve presente.
    Durante a solenidade, vários participantes foram convidados a receber o diploma de Amigo do Batalhão de Choque, e a Associação de Oficiais da Reserva R2 do Exéricito foi contemplada, com diploma em nome do seu Diretor Presidente Luciano Faro Cassundé, representado na ocasião pelo Diretor Vice-Presidente Hamilton Alves Pessoa. Integrantes do Exército, Secretários do Governo estadual, personalidades do mundo esportivo e do jornalismo pernambucano receberam a honraria.
    Momento importante para a Associação ter seu nome exaltado com bastante vibração pelo Cmt Batalhão de Choque (ex-aluno do CPOR do Recife) no momento de sua locução. A  AORE foi bastante prestigiada pelos presentes, em especial pelo Gen Jaborandy, Chefe do Estado-Maior do CMNE, e pelo Cmt Geral PMPE Cel PM Tavares Lira. Momento de ainda mais orgulho para a AORE foi ter recebido o diploma Amigo do BPChoque das mãos do Cel PM Ribeiro, Secretário Executivo de Ressocialização do Estado, também Oficial R2 (Eng CPOR/R Tu 1981). É motivo de júbilo para a AORE ver tantos Oficiais R2 na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, além de em Secretarias do Governo do Estado, nos mais diversos cargos de chefia e comando. Provas de que o CPOR cumpriu e cumpre, com brilho, seu mais importante papel de formar líderes-cidadãos do futuro.
    Representaram a AORE na cerimônia o Diretor Vice-presidente Ten Hamilton e o Diretor de Articulação Institucional Ten Bragança.

    Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE), Cel PM Vespaziano (Dir Geral de Op PMPE), Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE)
    Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE), Cel PM Vespaziano (Dir Geral de Op PMPE),
    Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE), Ten Cel PM Pacífico (Cmt BPChoque)

    Cel PM Tavares Lira (Cmt Geral PMPE) Ten R2 Hamilton (Diretor Vice Presidente AORE), Ten R2 Bragança (Diretor de Articulação Institucional AORE), Cel PM Vespaziano (Diretor Geral de Operações PMPE)
    Cel PM Tavares Lira (Cmt Geral PMPE), Ten R2 Hamilton (Dir Vice Pres AORE),
    Ten R2 Bragança (Dir Articulação Institucional AORE),
    Cel PM Vespaziano (Diretor Geral de Operações PMPE)

    Ten R2 Bragança (Dir AORE), Gen Jaborandy (Ch EM CMNE), Ten R2 Hamilton (Dir AORE)
    Ten R2 Bragança (Dir AORE), Gen Jaborandy (Ch EM CMNE), Ten R2 Hamilton (Dir AORE)

     

     


    Última atualização (Qua, 21 de Setembro de 2011 19:29)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa