Home

    Últimas Notícias

    Mais Lidas

    AORE/Recife em Brasília, na Entrega da Espada de General ao antigo Cmt CPOR/R

    A AORE/Recife se fez presente nessa manhã de terça-feira, 04 de dezembro de 2012, em Brasília, na Solenidade de Entrega da Espada de Oficial-General ao antigo comandante do CPOR do Recife, novo General-de-Brigada Antônio Carlos De Souza, para prestigiar este valoroso Oficial e notório amigo da Reserva (R/2) em seu último comando.

    Receberam solenemente a Espada dez novos Oficiais Generais promovidos ao posto de General-de-Brigada no fim de novembro, por ato da presidenta Dilma Rousseff. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, e dos comandantes do Exército, General Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, Brigadeiro Juniti Saito, além do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General José Carlos De Nardi.

    Tal solenidade – de entrega de uma espada que simboliza a utilizada pelo Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército – consiste em uma etapa da série de cerimônias em Brasília que culminará, no próximo dia 20, com a apresentação dos oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica à presidenta Dilma.

    O ato aconteceu no salão principal do Clube do Exército. Postados no centro, os novos generais receberam as espadas dos seus paraninfos. O Gen De Souza teve como paraninfo o Gen Benzi, Comandante Militar do Nordeste. Coube a cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) o transporte delas em almofadas e a execução das primeiras honras militares para General-de-Brigada aos recém-promovidos. Em seguida, os generais se deslocaram a outro ponto para os cumprimentos ao ministro Celso Amorim e ao comandante Enzo Peri. Também estava presente, este como padrinho do promovido Gen Elias, o Gen R/1 Salvador, antigo Comandante do CMNE e do COTEr e mais um declarado amigo da oficialidade R/2 no Brasil, recebendo também os mais carinhosos cumprimentos desta Associação recifense.

    O evento foi concluído com a confraternização dos militares com as respectivas famílias e demais convidados. Os generais-de-brigada são: Pedro Paulo de Mello Braga, Fernando José Sant'Ana Soares e Silva, Elias Rodrigues Martins Filho, Eduardo Antonio Fernandes, Fernando Marques de Freitas, Afonso Henrique Inácio Pedrosa, William Georges Felippe Abrahão, Altair José Polsin, Antonio Carlos de Souza e Antonio Leite dos Santos Filho.

    Representou a AORE/Recife o seu Vice-presidente Ten R/2 Ulisses Peixoto Pinto Neto, da Turma de 1982 do CPOR do Recife, mesmo ano de formação do Gen De Souza na AMAN, que assume o comando da 10ª Bda Inf Mtz em janeiro próximo, de volta à capital pernambucana.

     

     


    Última atualização (Qua, 05 de Dezembro de 2012 08:24)

     

    Recorde de público marca o 8º Grande Encontro de Oficiais R/2 da Guarnição do Recife

    250 Oficiais R/2. Esse foi o recorde de público do 8º Grande Encontro dos Oficiais da Reserva no CPOR do Recife, realizado no sábado 10 de novembro de 2012.

    O encontro contou com ex-alunos formados nas turmas de 1957 a 2011 daquele Centro, além de Oficiais R/2 técnicos e de saúde que serviram na Guarnição. Todas as idades, todas as gerações, todas as armas unidas em festa como grandes irmãos num evento de lazer e confraternização promovido pela AORE em parceria com o CPOR. A atividade teve como pano fundo o Dia Nacional do Oficial R/2, os 30 anos da Associação dos Oficiais da Reserva do Recife e os 79 anos da nobre Escola de Fazer Heróis (assim como fala a canção daquele Centro). Aproveitando o momento de festa, pequenas cerimônias foram realizadas logo cedo, como a inauguração do retrato do antigo Presidente da AORE e da placa de 30 anos da entidade, bem como a inauguração da placa dos 30 anos da Turma de 1982.

    Desde o ano 2009 a Associação e o CPOR vêm realizando dois grandes encontros anuais (um em cada semestre) que têm se traduzido em uma grande ferramenta de integração de uma Reserva composta pelas mais variadas faixas etárias, a partir dos 20 anos, e pelas mais diversas ocupações civis. Além disso, tais eventos vêm reavivar e fortalecer os laços afetivos dessa parcela seleta do segmento civil com o Exército e com a sua escola de formação militar. O sucesso cada vez maior dessa atividade revela quão inesquecíveis são as lides militares, independente do tempo que elas durem, pois não é o tempo e sim a intensidade que grava o verde-oliva para sempre na vida de todo soldado.


    clique na foto para ampliá-la

    Mais imagens, clique aqui

    Última atualização (Seg, 26 de Novembro de 2012 21:57)

     

    AORE reencontra o Gen Ésper

    Hoje, 21Nov12, a AORE teve uma noite agradabilíssima reencontrando o antigo Comandante do CPOR/R, General-de-Exército R/1 Antônio Gabriel Ésper. Foi uma ação importantíssima da Associação, com a presença do atual Cmdo do CPOR (Cel>GenBda De Souza e TC Vidal), de reaproximação, de manutenção e fortalecimento dos grandes laços afetivos que aquele Oficial General nutre até hoje (nitidamente) pela Escola de Fazer Heróis (é um verdadeiro apaixonado - nada raro de se perceber entre os antigos comandantes do Centro).

    Hoje, como assessor direto de segurança e estratégia do Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) - Paulo Skaf (Ten R/2 CPOR/SP) - o Gen Ésper é uma grande e importante voz civil do Exército na sociedade, constituindo um importante link de aproximação entre as Forças Armadas e o meio empresarial da maior potência industrial do país.

    O General passa 20 dias em São Paulo (a trabalho) e 10 dias em Recife (onde vive sua família). Mesmo diante de uma agenda lotada de viagens e compromissos profissionais e familiares do General, a AORE conseguiu com esse eterno amigo e incentivador um pequeno espaço para um bate-papo informal e descontraído, falando de Brasil, de Exército, da família, amigos, saúde, de fatos passados, presentes e futuros. Foi uma noite muito proveitosa, amigável e ímpar.
    Serviço:
    Antônio Gabriel Ésper comandou o CPOR/R entre 1992 e 1994, criando o brado do CPOR/R em 1992;
    Reabriu o Colégio Militar do Recife, comandando-o em 1994 juntamente com o CPOR/R, e criando o brado do CMR;
    Foi Adido Militar no Irã;
    Comandou a 10ª Bda Inf Mtz (Recife) de 2000 a 2002;
    Comandou o Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) e o Comando de Operações Terrestres (COTEr);
    E, por uma agradável coincidência, foi em 1994 o Comandante do então Aluno Rogério, atual Presidente da AORE/Recife.
     
     
     

    Última atualização (Seg, 26 de Novembro de 2012 21:00)

     

    A AORE/Recife formaliza parceria com a Rapidão Cometa para recrutamento de Oficiais R/2 ao mercado de trabalho

    Em reunião entre a Diretoria da AORE, Cmdo CPOR e a Gerência RH da empresa Rapidão Cometa, recentemente adquirida pela americana FedEx, foi estabelecida uma parceria para se intensificar o recrutamento e seleção de Oficiais da Reserva R/2 ao Programa de Treinee e Engenheiros Operacionais da multinacional com sede brasileira em Recife e Filiais em todo o país.
    A parceria inclui também palestras de preparação ao mercado que serão ministradas pela empresa aos Alunos do CPOR.

    NÃO ESQUEÇA DE CITAR EM SEU CURRÍCULO SUA FORMAÇÃO/EXPERIÊNCIA COMO OFICIAL DA RESERVA DO EXÉRCITO.

    Informe-se agora sobre os Programas oferecidos e INSCREVA-SE já nos links abaixo:
    www.sejaumrapidao.com.br/trainee
    www.sejaumrapidao.com.br/engenheiros

    INSCRIÇÕES ATÉ 18 NOVEMBRO 2012!




    Última atualização (Qua, 07 de Novembro de 2012 03:00)

     
    Mais Artigos...
    Doe agora
    Contribua com a nossa Associação.

    Associe-se | Anuidade
    Clique na carteira
    Siga a AORE/Recife
    Facebook Linked In Group Twitter YouTube Google Calendar Picasa
    Agenda R/2
    Clique no calendário Agenda R/2
    R/2 em ação
    Acontece na Defesa